Prefeitura de Taboão da Serra convoca audiência pública para discutir construção de cemitério vertical no Jd. Maria Rosa
Terreno da antiga viação Gontijo foi comprado pela empresa que planeja construir cemitério vertical de cinco andares
A Prefeitura de Taboão da Serra realizará na quinta-feira, dia 27 de novembro, às 19h30, uma audiência pública para discutir o projeto de construção de um cemitério vertical na região da Chácara Agrindus, próximo ao Jd. Maria Rosa. O encontro acontecerá no plenário da Câmara Municipal e é aberto a toda a população.
A convocação ocorre após avanço do processo administrativo que trata do pedido de alvará para a edificação do empreendimento — protocolado inicialmente em 2021 e retomado em 2025. O projeto prevê a instalação de um cemitério vertical na Avenida José Dini, 268, área considerada de grande adensamento populacional.
Por ser classificado como empreendimento gerador de impacto, o projeto foi obrigado a apresentar um Estudo e Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV), conforme determina o Plano Diretor Municipal. O documento já consta no processo e será um dos elementos debatidos na audiência.
Segundo o edital de convocação, a audiência foi uma determinação unânime dos membros da CIAV (Comissão de Análise dos Estudos de Impacto Ambiental e de Vizinhança) por se tratar de um empreendimento com impacto direto na rotina dos moradores do entorno.
Moradores já manifestaram oposição ao projeto
A Prefeitura destacou que há intensa mobilização popular contra a instalação do cemitério vertical. Um abaixo-assinado com mais de seis mil assinaturas contrárias ao projeto foi anexado ao processo administrativo, indicando forte resistência dos moradores da região.
A Câmara Municipal já havia realizado, em junho de 2023, uma audiência pública sobre o mesmo tema — também marcada por grande participação popular.
A nova convocação também atende à Recomendação Ministerial nº 06/2025, emitida pela promotora de Justiça Dra. Letícia Rosa Ravacci, que orientou o município a aprofundar o diálogo com a comunidade antes da tomada de qualquer decisão.
De acordo com o secretário municipal de Habitação, Dr. Márcio Ferreira, a realização da audiência cumpre um importante papel de transparência e diálogo com a comunidade. “A Comissão entendeu, com base no Plano Diretor, que a audiência pública seria essencial para abrir espaço para a manifestação da população diretamente afetada pelo projeto. Ouvir a sociedade é uma diretriz fundamental da gestão do prefeito Engenheiro Daniel”, disse.
Márcio afirmou ainda que o projeto também é objeto de apuração pelo Ministério Público do Estado de São Paulo e acompanhado pela Comissão de Direito Urbanístico da OAB-Subseção Taboão da Serra. “Diante desse cenário, garantir a participação popular é fundamental para que a decisão final seja tomada com responsabilidade e transparência”, completou.
Serviço
Projeto: Cemitério Vertical-Chácara Agrindus
Quinta-feira, 27 de novembro, a partir das 19h30
Câmara Municipal de Taboão da Serra
Estrada de São Francisco, 2.013 – Jardim Helena