º
Segunda-Feira,
16 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
12 de outubro de 2024

Prefeito Aprígio decreta situação de emergência em Taboão da Serra

Reprodução / Instagram



O prefeito Aprígio decretou neste sábado, dia 12, um decreto que coloca Taboão da Serra em Estado de Emergência devido o temporal e chuva intensa com ventos de mais de 100 km/h, em consequência que foi verificada a ocorrência de destelhamentos, quedas de árvores, falta de energia elétrica, alagamento em parte do território do município.

Após a decisão, Aprígio cancelou as agendas de campanha devido a tragédia que paralisou Taboão da Serra neste sábado. Engenheiro Daniel também seguiu a mesma linha e não realizou eventos neste sábado.

Quando um município é reconhecido federalmente por uma situação de emergência, pode solicitar recursos para ações de defesa civil ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR). Para isso, é necessário apresentar o Plano de Resposta e o Plano de Trabalho, e fazer a solicitação pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Pelo decreto publicado neste sábado, Aprígio considera que o temporal provocou grandes riscos à saúde pública, segurança e à mobilidade urbana da população das áreas diretamente atingidas e que cabe ao Poder Público a obrigação de socorro a tais situações, visando proteger a integridade física, inclusive aquelas que eventualmente estão em vulnerabilidade social em virtude do evento climático e dos bens tanto públicos como particulares.

Segundo decreto, é necessário agilizar o atendimento a situação excepcional em benefício da comunidade atingida com o reconhecimento oficial de tal emergência, uma vez que “a legislação vigente, aplicável à matéria, especialmente a Lei Federal nº 12.608, de 10/04/2012, inciso VI do artigo 8º e a Lei Orgânica do Município, em seu artigo 70, incisos XI e XX”.

Aprígio autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução, além de convocar voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição Federal “fica autorizado as autoridades administrativas e os agentes da defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente a penetrar nas casas, para prestar socorro médico, assistencial, habitacional e ou qualquer tipo de acolhimento para pessoas atingidas”.

O decreto ainda prevê que a prefeitura possa “usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização posterior, se houver dano e que será responsabilizado o agente da defesa civil ou autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população”.







2024AprígioCarlos HuebchuvaCotiaEmbu das ArtesEmbu-GuaçuEngenheiro DanielItapecerica da SerraJuquitibaPrejuízoRajada de VentosSão Lourenço da SerraSão PauloTaboão da SerraTempestadeTemporalVargem Grande PaulistaVendavalVentos
Notícias Relacionadas
  • Segurança

    Adolescentes são apreendidos em Taboão da Serra após furtarem duas motocicletas, mas liberados após BO
  • Serviço

    Prefeitura de Taboão da Serra altera expediente em feriado de Corpus Christi
  • Justiça

    Cotia ganha Vara da Família e Sucessões, 3ª. Vara Cível e UPJ
  • Festa do Peão

    Eleição da rainha do Rodeio de Itapecerica da Serra acontece em 28 de junho
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6