Polícia Civil realiza Operação “Unio Virium II” e prende 22 suspeitos em ação conjunta em Taboão da Serra e região

A Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra deflagrou, no dia 28 de abril, a operação “Unio Virium II” — termo em latim que significa “união de forças” — com foco no combate a crimes recorrentes nos municípios de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.
Com início às 4h30 e término às 23h, a operação mobilizou 40 viaturas da Polícia Civil e 37 viaturas das Guardas Civis e das Polícias Municipais, reunindo um efetivo total de 153 agentes de segurança, entre policiais civis e guardas municipais dos municípios de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba.
“Essa foi uma união perfeita entre as polícias municipais e a Polícia Civil. Tudo isso pelo bem da população”, destacou um dos responsáveis pela operação.
Prisões e apreensões
A operação resultou na prisão de 22 suspeitos, além da elucidação de um crime bárbaro que vitimou fatalmente um Guarda Civil Metropolitano de Francisco Morato e um amigo que o acompanhava. Ambos foram assassinados enquanto tentavam recuperar uma motocicleta furtada e foram atingidos por diversos disparos de arma de fogo.
Durante a ação, os policiais apreenderam aproximadamente 3,6 kg de entorpecentes — entre cocaína, maconha e crack — além de armas de fogo, diversas munições de calibres variados e aparelhos celulares provenientes de roubo e furto.
As equipes utilizaram tecnologias de análise facial para reconhecimento de suspeitos, além de realizarem vistorias em veículos e motocicletas em pontos estratégicos dos municípios envolvidos.
“Após um trabalho intenso de inteligência policial, mapeamos endereços com maior incidência de crimes contra o patrimônio, contra a vida e tráfico de drogas. Agimos com base nessas informações para garantir mais segurança à população”, explicou um investigador envolvido na ação.
Continuidade nas ações
A operação “Unio Virium II” é a segunda do tipo realizada em menos de dois meses, sob a gestão do delegado seccional Dr. Sampaio, que assumiu o comando da Seccional de Taboão da Serra no dia 24 de fevereiro de 2025.
“Já fizemos uma primeira operação, também com excelentes resultados, quando prendemos 40 pessoas. O panorama da segurança na região está mudando”, afirmou um representante da Polícia Civil.
As operações integradas têm se mostrado um modelo eficaz de atuação, reunindo esforços entre diferentes esferas de segurança pública e promovendo ações coordenadas de impacto direto no combate ao crime.