Pela primeira vez Taboão da Serra terá representantes na Conferência Nacional de Juventude
Duas delegadas de juventude representarão o município e levarão suas propostas para a etapa nacional que acontecerá em Brasília no mês que vem
Amanda Lopes e Ana Carolina Rodrigues representantes de Taboão da Serra
Pela primeira vez na história, Taboão da Serra realizou a conferencia municipal de juventude, que aconteceu no dia 30 de setembro, juntamente com a 5ª conferência da cidade. Na ocasião foram eleitas 4 delegadas municipais de juventude, que representaram o município na etapa estadual, que aconteceu em Olímpia, nos dias 23 e 24 de novembro, as duas etapas foram eletivas para a etapa nacional.
As conferências nacionais são espaços de reflexões e deliberações coletivas, viabilizando o encontro de diferentes opiniões, demandas e enfoques sobre questões de relevância nacional, a partir de um processo democrático, em que o debate acontece de forma não hierarquizada, discutindo e definindo as políticas públicas de vários segmentos no Brasil.
Prevista no Estatuto da Juventude, a Conferência Nacional é o maior evento brasileiro de políticas públicas de juventude. Conta com a participação de lideranças jovens de todas as Unidades Federativas do Brasil e tem como intuito discutir e conferir as políticas públicas aplicadas à juventude no país, sendo um espaço democrático de integração entre Governo e Sociedade Civil.
A etapa estadual ocorreu durante dois longos dias de debates, discussões de propostas e articulações, que teve como resultado a eleição de delegados que irão representar seus município e regiões na etapa nacional que acontecerá em Brasília de 14 a 17 de dezembro. Taboão conseguiu eleger duas cadeiras de delgadas, que serão ocupadas por Amanda Lopes e Ana Carolina Rodrigues.
Amanda é coordenadora municipal de juventude de Taboão da Serra “É a primeira vez que Taboão da Serra tem uma agenda comprometida com a Juventude, a seis meses foi criada a Coordenadoria da Juventude e me orgulha muito tomar a frente deste espaço que é construído por e para a juventude taboanense. Foram meses de visitas às escolas, grêmios e movimentos de juventude para articularmos a etapa municipal e elegermos nossas delegadas, e agora vamos rumo a Brasília participar da Etapa Nacional da Conferência. Nossa expectativa é que possamos ampliar o debate sobre políticas públicas no nosso município, além de trazer benefícios como a Casa do Jovem e verbas para os Grêmios Estudantis. É apenas o começo e estamos muito ansiosas pelos próximos passos.”
Ana é jornalista e secretária de juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) de Taboão da Serra. “Foi importantíssima a adesão do município às conferencias de juventude, um feito histórico que reafirma o compromisso do governo municipal com políticas públicas afirmativas para a juventude. A conferência permite que a gente leve pautas municiais e regionais, eu por exemplo, consegui aprovar uma proposta de um fomento à produção jornalística periférica para o Estado de São Paulo. A adesão a um evento deste porte nos traz a esperança de um futuro mais seguro, justo e participativo para a juventude taboanense”, contou.
Os resultados obtidos a partir das deliberações ocorridas durante os encontros podem se tornar políticas públicas direcionadas a essa população. As propostas e resoluções podem influenciar a publicação de atos normativos para a regulamentação de políticas públicas como Leis, Decretos, Portarias e Resoluções e o desenvolvimento de ações/programas/políticas do Governo Federal com impacto na juventude.