7 de abril de 2008
Pedestres relatam acidentes provocados por desnível das bocas de lobo
As bocas de lobo fora do nível do asfalto continuam sendo duramente criticadas pelos taboanenses. Na última semana uma aposentada e uma advogada caíram no meio da rua, dentro do “buraco” formado pela boca de lobo. A aposentada caiu numa boca de lobo situada na rua Frei Galvão, no Jardim Saint Moritz. O acidente envolvendo a advogada aconteceu nas imediações do Fórum de Taboão da Serra.
Em ambos os casos, as vítimas se machucaram e ainda ficaram expostas a uma situação vexatória, já que os acidentes aconteceram na rua, em plena luz do dia. Recentemente, a reportagem do Taboanense abordou o assunto relatando os transtornos que as bocas de lobo fora do nível causam aos motoristas. A responsabilidade de levantar as bocas de lobo é da Sabesp. A companhia alega que em função da intensificação do recapeamento das ruas não consegue elevar o nível das bocas de lobo em tempo hábil.
“Era bem cedo quando aconteceu. Eu estava quase na porta da casa da minha filha. Escorreguei por causa do buraco e cai com no chão”, relembra a aposentada Dijaci dos Santos, 56 anos.
Na queda ela arranhou as mãos e as pernas e ainda ficou sentindo dores na coluna. A aposentada afirma que ficou bastante constrangida e precisou ser ajudada pelos vizinhos da filha. “Além da dor fiquei com muita vergonha”, relata.
A advogada Cristiane Cardoso sofreu bem mais que a dor física e o constrangimento provocado pela queda. Ela relata que caiu em um destes buracos, bem em frente ao Fórum. “Foi por demais desastroso. Tinha passado o final de semana inteiro trabalhando. Quando cai, os processos com todas as cópias, mais de 200 folhas, foram arremessadas no cimento fresco. Resultado: processos sujos e eu com o dedo do pé infeccionado”, lamenta.
No acidente a advogada ainda perdeu a unha. Por essa razão, ela espera que os relatos sirvam de alerta tanto para outros pedestres quanto para as autoridades.
“Providências devem ser tomadas, pois, hoje foi só uma unha, amanhã poderá ser uma perna”, avisa.
Em várias ruas de Taboão da Serra as bocas de lobo fora do nível do asfalto estão incomodando os moradores. O problema geralmente ocorre nas vias recapeadas recentemente. Exatamente por essa razão acabam deixando os condutores e pedestres apreensivos, pois como o asfalto da via está recuperado o motorista se descuida e acaba caindo dentro do buraco onde a boca de lobo está localizada. A Sabesp justifica que a situação está se repetindo devido à intensificação das obras de recapeamento das ruas, mas garante que a solução para o problema é fácil.
“Como muitas ruas da cidade estão sendo recapeadas estamos tendo dificuldade para acompanhar o ritmo. Mas, qualquer pessoa pode fazer essa solicitação pelo telefone 4786-8090”, argumenta Pedro Bonano.
De acordo com ele, o ideal seria a prefeitura informar à empresa as ruas recapeadas onde é necessário o nivelamento dos PVs, ou seja, bocas de lobo.