Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
Instabilidade no sistema de sinalização reduz velocidade dos trens e fecha conexões com outras linhas; ônibus do Paese são acionados para atender o trajeto entre Luz e Vila Sônia

Uma falha no sistema de sinalização provocou lentidão e atrasos na circulação dos trens da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira, dia 21. Por segurança, os trens operam em velocidade reduzida e com tempo maior de parada entre as estações Luz e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro, afetando o deslocamento de milhares de passageiros.
Diante da instabilidade, a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha, acionou às 4h50 o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte), solicitando 24 ônibus para cobrir o trecho afetado. Às 6h45, mais dez veículos foram requisitados para reforçar o atendimento, segundo a SPTrans.
A transferência entre a Linha 4-Amarela e outras linhas do sistema metroferroviário também foi temporariamente interrompida nas estações Paulista–Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros, como medida de segurança e controle de fluxo.
Nas redes sociais, passageiros relataram longas filas e esperas nas plataformas, além de preços elevados em corridas de aplicativos. “A viagem que costumo fazer em 20 minutos está levando mais de uma hora”, contou um usuário.
Em nota, a ViaQuatro informou que equipes de manutenção trabalham para restabelecer o sistema o quanto antes. “A prioridade é garantir a segurança da operação. Por isso, reduzimos a velocidade dos trens e ampliamos os intervalos”, declarou a concessionária.
Ainda não há previsão para a normalização da circulação. Agentes de atendimento seguem nas estações orientando os usuários e auxiliando o embarque nos ônibus do Paese.