Pacientes do Caps AD de Taboão da Serra participam de aulas de Karatê
A secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a secretaria de Sáude da Prefeitura de Taboão da Serra estão disponibilizando para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas – CAPS-AD do Jardim Intercap, aulas de Karatê. Ministrada pelo professor Manoel Lopes, a atividade que foi implantada há dois meses na unidade, é uma nova ferramenta para o tratamento e reabilitação de pessoas dependentes de álcool e drogas.
O professor Manoel Lopes, professor de Karatê há 23 anos, disse que está aprendendo muito com os alunos. “Estou aprendendo muito com vocês, estar aqui desenvolvendo essa atividade engrandece o meu trabalho profissional. O Karatê para mim é uma filosofia de vida e é isso que estou ensinando para vocês, que este arte marcial é um instrumento de superação”, explicou Manoel Lopes.
Foto: Renata Gomes | Divulgação
Karatê auxilia no tratamento e reabilitação dos pacientes do CAPS-AD no Jardim Intercap
Para a paciente Rosinéia Rocha de Souza, 42, moradora do Jardim Santo Onofre, ter mais esta opção no núcleo é muito importante. “Para nós que estamos em tratamento, o Karatê é uma atividade boa, quanto mais atividades tivermos para fazer aqui ajuda muito, porque assim não ficamos pensando em outras coisas”, disse Rosinéia.
Para o psicólogo e coordenador do CAPS-AD, Edilson Guilherme da Silva, o Karatê é uma forma de canalizar a agressividade do paciente. “Ter mais essa atividade aqui no Caps é muito importante, porque pela minha experiência de tratamentos em parceria com o esporte, o resultado é sempre bom. Aqui além do esporte, somos parceiros da Cultura e da Educação. A adesão dos pacientes está muito alta, todos estão participando. O Karatê canaliza a agressividade e temos já vemos os resultados”, ressaltou Edilson.
De acordo com o coordenador, o CAPS-AD funciona de segunda a sexta feira com diversas atividades: café com filme, teatro, cerâmica, pintura, grupos terapêuticos, grupo familiar entre outros.
Compositores, artistas e muitos talentos são descobertos nas atividades oferecidas no núcleo. Como é o caso de Francisco Pereira da Silva, morador do Jardim Saporito, que já compôs mais de 30 músicas e do Rogério Aparecido de Souza Silva, morador do Jardim Trianon, que está em tratamento há mais de 1 ano e descobriu o talento de pintura de quadros no CAPS-AD. “Para todos que vivem o problema com as drogas e com o álcool eu digo para nunca desistir de você. Hoje descobri que a pintura é relaxamento para a minha mente e consciência”, falou Rogério.
O coordenador geral das Artes Marciais da Prefeitura de Taboão da Serra, Manoel Carlos, disse que o desenvolvimento desse trabalho é mais uma conquista. “Eu tinha duas metas para conquistar: primeiro realizar o trabalho com a Melhor Idade e o segundo é esse de usar o Karatê como instrumento de reabilitação. O nosso objetivo é levar o Karatê sem restrição, para todos. O problema do álcool e das drogas é um câncer na vida das famílias e com esse projeto estamos contribuindo para ajudar aqueles que estão em um mundo escuro, sem corpo, sem teto”, disse Manoel Carlos.
Serviço
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD)
Av. Intercap, 325
Telefone: 4787.8558 /47878586