Operação contra loteamentos clandestinos em Embu-Guaçu resulta em multas de R$ 68 mil e apreensão de trator

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Na última sexta-feira, dia 4, o Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga – Sudoeste realizou duas operações simultâneas no município de Embu-Guaçu. As ações tiveram como foco principal o combate a loteamentos clandestinos, resultando na aplicação de R$ 68.960,00 em multas e na apreensão de um trator utilizado para supressão de vegetação nativa.
As equipes vistoriaram áreas previamente mapeadas nas estradas Mathias Schimdt e do Vergueiro, onde foram identificadas intervenções irregulares, como a supressão de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica e ocupações em áreas de preservação permanente. Ao todo, foram lavrados quatro Autos de Infração Ambiental e três Boletins de Ocorrência Ambiental.
Em um dos locais, os policiais encontraram um trator escavadeira da marca Komatsu, sem operador presente, com sinais de uso recente para desmatamento em área embargada. O equipamento foi apreendido e permanece sob a guarda de fiel depositário, uma vez que não havia caminhão disponível para remoção.
Além das autuações, as equipes instalaram placas de embargo e advertência sobre loteamento clandestino nas áreas fiscalizadas, com o objetivo de reforçar a visibilidade das irregularidades e impedir novos danos ambientais.
As ações reforçam o papel estratégico do GFI Guarapiranga Sudoeste na proteção dos recursos hídricos e do remanescente de Mata Atlântica na região metropolitana, promovendo o ordenamento territorial e contribuindo para a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável.