Núcleo Musicou em São Paulo recebe a aclamada pianista Heloisa Fernandes para oficina e concerto gratuitos
Descrita pela crítica como “lírica e luminosa”, a pianista e compositora paulistana oferecerá dois dias de oficina de criatividade e invenção musical e realiza concerto, aberto ao público, na programação do Musicou Convida
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Seguindo com a proposta de troca de experiências, conhecimentos e muita música entre artistas convidados, alunos do projeto Musicou e a comunidade local, o Musicou Convida retorna a sua programação na cidade de São Paulo entre os dias 24 e 25 de setembro. Dessa vez, o Musicou FUNSAI, localizado no bairro do Ipiranga, recebe a compositora e pianista Heloisa Fernandes. O Musicou é idealizado pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Nos dois dias, da 14h às 17h, a artista convidada realiza oficina gratuita de Criatividade e Invenção Musical para 20 alunos do Musicou FUNSAI e para as primeiras 10 pessoas que chegarem ao núcleo. No dia 25, às 19h, ela realiza um concerto aberto ao público no auditório do LAMFF, com capacidade para 80 pessoas.
Com um repertório centrado em sublimes interpretações e criações instrumentais, sendo uma das cinco finalistas premiadas no Prêmio Visa de Música Brasileira, Heloisa Fernandes consolidou sua carreira profissional através da pesquisa da cultura popular, que abastece suas composições como fonte catalizadora e inspiradora.
Na oficina do Musicou Convida, a artista fala sobre o seu processo criativo para composição e performance de músicas instrumentais e jazzísticas da música popular brasileira.
Próxima atividade no Musicou FUNSAI
O Musicou Convida retorna para o núcleo de São Paulo para atividades artístico-pedagógicas, dias 10 de 11 de outubro, com o produtor musical Arthur Joly. Fundador da gravadora Reco-Head Records, Joly lançou e produziu dezenas de discos, entre ele o aclamado “Vivo Feliz” da cantora Elza Soares.
Em dois dias de oficinas no Musicou FUNSAI, Arthur apresenta para o público como funciona a produção musical na prática, a vivência profissional e mostra como fazer uma gravação multipista.
Sobre o Musicou Convida
O Projeto Musicou Convida está calcado em uma proposta de residência artística em que artistas consagrados, com carreiras consolidadas em âmbito local, nacional ou internacional, são convidados a desenvolver um projeto artístico e pedagógico voltado aos alunos e alunas do Núcleo Musicou, educadores(as) e comunidade.
Cada projeto é elaborado pela equipe de coordenação regional e gestão da sede do Musicou em conjunto com os(as) educadores(as) dos núcleos. Os(as) artistas são selecionados(as) de acordo com objetivos artísticos e pedagógicos a serem desenvolvidos em cada núcleo.
A escolha dos artistas busca também atender ao critério de diversidade musical e cultural previsto no Projeto Político e Pedagógico do Musicou.
Os projetos podem envolver workshops e master classes a alunos(as) e comunidade, participação em apresentações musicais junto a alunos(as) do Musicou, performance, formação da equipe educacional, entre outras possibilidades.
Os artistas residentes desenvolvem seus projetos em dois ou três encontros, a depender de qual tenha sido o plano elaborado e a frequência para sua aplicação. Desta forma, os projetos poderão ser desenvolvidos em encontros consecutivos ou distribuídos ao longo do semestre e os artistas poderão retornar ao núcleo após um período combinado para um encerramento em conjunto, a partir do que foi desenvolvido em suas diretrizes e orientações anteriores.
Sobre o Musicou
O Musicou é um programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para pessoas de todas as idades, em diversas cidades do Brasil. Os núcleos oferecem aulas de iniciação musical, canto coletivo, percussão, violão, viola caipira e sanfona (é preciso consultar os cursos disponíveis em cada região).
Apesar de novo, o Musicou já nasce com sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois trata-se de um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura.
Serviço
Musicou Convida
Oficina de Criatividade e Invenção Musical + Concerto com Heloisa Fernandes
Dias das oficinas: 24 e 25 de setembro, das 15h às 18h
Dia do concerto: 25 de setembro, às 19h
Musicou FUNSAI
Local: Núcleo Musicou FUNSAI – Auditório do LAMFF – Avenida Nazaré, 366 – Ipiranga – São Paulo/SP
Atividades gratuitas
Informações sobre os programas do Musicou estão disponíveis em https://www.sustenidos.org.br/musicou/
Mantenedora: FUNSAI
Sobre a FUNSAI
A FUNSAI, Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, foi fundada em 1896 e dedica-se à promoção de serviços nas áreas de assistência social. Por meio de seus diversos projetos e programas, a Fundação oferece oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e adultos, promovendo a inclusão social e o empoderamento. Anualmente são feitos mais de 14 mil atendimentos, todos de forma gratuita. Com unidades de atendimento localizadas no bairro do Ipiranga, a FUNSAI está presente no dia a dia da comunidade, oferecendo apoio e esperança para quem mais precisa
Sobre a Sustenidos
A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.