º
Segunda-Feira,
16 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
23 de novembro de 2019

Multiformas, uma das maiores gráficas do Brasil, foi um dos ícones empresariais de Taboão da Serra

Jornal O Cidadão / Acervo

A Multiformas, gráfica que durante 22 anos foi uma das maiores empresas de Taboão da Serra

Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 315 do Jornal O Cidadão, publicada em junho de 1989. Mantendo a série, publicamos o perfil da Multiformas, empresa que marcou época em Taboão da Serra.

A Multiformas foi criada em 1969, funcionou durante muito tempo na Estrada do Campo Limpo e se instalou em Taboão da Serra 20 anos depois, em meados de 1988. A construção do seu enorme prédio, as margens da rodovia Régis Bittencourt, durou três anos e meio e do nada surgiu um gigantesco complexo de 16.500 metros quadrados.

A Multiformas foi uma das maiores gráficas do Brasil e se especializou em produzir, na década de 70 e 80, formulários contínuos. Seus principais clientes eram os bancos, a empresa gráfica também produzia notas fiscais, cheques, papéis de segurança à rede bancária, entre outros. A multiformas era especializada em “artes gráficas de precisão”.

Entre seus clientes, se destacavam o Banco do Brasil, Unibanco e Itaú. Além da Multiformas, o mesmo grupo era sócio da fábrica de papel e celulose Santa Maria, em Guarapuava, Paraná. E esse foi um dos motivos que fez a empresa se instalar em Taboão da Serra. Na época, a empresa recebia o papel pela rodovia Régis Bittencourt “sem trânsito”, o que facilitava a logística da empresa.

Nos anos seguintes a empresa continuou crescendo, ganhando clientes importantes como Santander, Ambev, Schincariol, Tam, Varig, Avon, Alpargatas, Credicard, Editora Abril, Fiat, Philips, Xerox, Procter & Gamble, Petrobrás, entre outras dezenas. A empresa foi constituída 100% de capital nacional.

A empresa passou a investir na produção de papel e adquiriu outras fábricas pelo Brasil, entre elas a MultiVerde Papéis Especiais, localizada em Mogi das Cruzes. Com a crise no setor e o surgimento de novas gráficas, a Multiformas foi a falência em abril de 2010. As máquinas e impressoras foram retiradas de madrugada e mais de 500 pessoas perderam seus empregos.

Após o fechamento, em uma longa batalha, parte dos ex-funcionários conseguiram receber seus direitos trabalhistas com a ajuda do Sindigráficos, que havia informado que em 2009, a empresa tinha mais de 1.400 títulos protestados no valor de R$ 10,7 milhões (sem correção). Em 2012, havia pelo menos 3 pedidos de falência contra a Multiformas.

Depois de anos de abandono, o prédio da empresa foi finalmente vendido e em 2014 e no ano seguinte a cervejaria Itaipava utilizou o local para montar um dos seus centros de distribuição para a Grande São Paulo.

2019AcervoAcervo Taboão da SerraBlog do Clayson LatorreClayson LatorreHistóriaJornal O CidadãoMemóriaMultiformasO CidadãoSindigráficosTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Segurança

    Adolescentes são apreendidos em Taboão da Serra após furtarem duas motocicletas, mas liberados após BO
  • Serviço

    Prefeitura de Taboão da Serra altera expediente em feriado de Corpus Christi
  • Aulas Olímpicas

    Escolas de Taboão da Serra, Embu das Artes e região vão ter aulas de matemática aos sábados
  • Imposto

    Começa nesta segunda (16) o programa de anistia de IPTU com até 100% de desconto em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6