Mulher que acreditava ter mioma deu à luz a bebe no vaso sanitário
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-
Uma mulher de 34 anos deu a luz a uma menina dentro do vaso sanitário em sua casa no Jd. Três Marias em Taboão da Serra, por volta das 16h30, do último sábado, dia 9. A família relata que Patrícia Alves Pinheiro foi diagnosticada há sete como tendo um mioma, a informação teria sido dada pelo Centro de Referência da Mulher no Pq. Pinheiros, após ela realizar um exame transvaginal.
Segundo o pai, Josemar Santos de Santana, por pouco não aconteceu uma fatalidade. Ele conta que Patrícia sentiu dores na sexta-feira, dia 8, durante uma entrevista de trabalho, ”inclusive ela tomou remédio para as dores, achando que era o problema de mioma”, disse. No sábado as dores teriam se intensificado.
Foto: Reprodução
Mãe mostra cordão umbilical de criança recém nascida em Taboão da Serra
“Eu fiz um chá pra ela tomar e disse pra ela ir tomar um banho. Ela começou a passar mal debaixo do chuveiro. Foi quando ela sentou no vaso e vimos aquele monte de cabelo, ficamos assustados. Nunca tinha visto uma criança nascer e nem imaginava que ela estava grávida. Entrei em desespero”, disse Josemar Santos.
O pai conta que pediu pra mãe segurar o bebe, mas ela não conseguiu, e a menina chegou a engolir um pouco de água. “Eu disse pra ela, tá morto, ai a criança começou a balançar as perninhas. Eu vi que estava viva. Mas ela começou a ficar roxa, parecia que não se mexia mais, sacudi e ela voltou. Corri e peguei uma blusa branca e pedi pra minha mulher aquecer a criança”, diz.
Josemar diz que ligou para o Samu que demorou mais de meia hora para chegar. “Fiquei desesperado e até fui grosseiro com o pessoal, mas o caso era grave. Quando o Samu chegou a enfermeira viu a situação e se preocupou. Fez os primeiros atendimentos e elas foram levadas para a Maternidade do Antena. Por pouco não aconteceu uma tragédia”, relatou.
A família e amigos estão revoltados com o diagnóstico que Patrícia recebeu do Hospital. “Há duas semanas ligaram aqui em casa lá do Hospital Geral [de Pirajussara] marcando a cirurgia para julho. Como estava muito longe falei com minha mulher que a gente ia tentar pagar e fazer particular. Como podem estudar tanto e não conseguir diferenciar uma doença ruim de uma criança? Isso tem que ter uma explicação, alguém vai ter que pagar por isso”, questiona Josemar.
Ainda segundo Josemar, eles não conseguem encontrar os exames que Patrícia fez, com o laudo do médico diagnosticando mioma e não gravidez. Ele também diz que na manhã dessa segunda-feira, 11, esteve no Centro de Referência da Mulher e disseram que não tinham mais como emitir uma segunda via do exame.
“Eles disseram que faz muito tempo e não tem como me dar uma cópia do exame. No Hospital [HGP] falaram que nunca ligaram para minha casa. Mas ligaram sim, isso tem duas semanas. Aqui ninguém esta mentindo. Como a gente estava pensando que era doença, não preparamos nada, não tem berço, fralda, roupa, nada”, disse indignado Josemar.
Por telefone Patrícia disse que ela e a filha Vitória passam bem. Elas devem receber alta nesta terça-feira, dia 12. “Agora estamos bem graças a Deus. Fomos bem atendidas aqui”, falou. O casal tem outros filhos, a mais nova tem apenas um ano e dois meses.
A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra informou que esta realizando um levantamento do prontuário da paciente e nesta terça-feira, deve enviar uma nota oficial sobre o caso.