º
Segunda-Feira,
16 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
14 de julho de 2019

Movimento de Moradia exigia desapropriação de terreno no Pq. Laguna em 1989

Acervo / Jornal O Cidadão

Publicado no Blog de Clayson Latorre

Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 319 do Jornal O Cidadão, publicada em julho de 1989. Entre os destaques da semana, manifestações em prol da moradia popular em Taboão da Serra.

A questão habitacional, principalmente a de moradia popular, sempre teve grandes lutas em Taboão da Serra. Em julho de 1989 o Movimento Piloto de Moradia Popular, que atuava na cidade desde 1986, fez uma grande manifestação e passeata pela rodovia Régis Bittencourt até o Palácio do Governo.

Para atender as reivindicações dos movimentos de moradia, em 1987 já havia sido criada no DEPROES uma comissão formada por vereadores, pela prefeitura, por membros das entidades de luta por moradia para acompanhar o cadastramento geral das famílias em vulnerabilidade social. Na época, foram cadastradas 8.637 famílias.

Os integrantes do Movimento Piloto de Moradia Popular cobravam ainda do prefeito Armando Andrade, recém-empossado para seu segundo mandato, que desapropriasse 100 lotes para famílias mais carentes em um terreno que o prefeito anterior, José Vicente Buscarini, havia de disposto a desapropriar como de interesse social no Pq. Laguna.

Em um comunicado do movimento publicado no Jornal O Cidadão, a diretoria escreveu que “A luta continua não só pela concretização do Decreto do Governo, quanto à desapropriação da terra, como pelo acesso das camadas mais pobres às casas, como ainda por mais planos habitacionais em favor das classes de baixa e baixíssima renda”.

E tem mais…

Naquela semana de julho de 1989 foi confirmado pelo Governo do Estado o local de construção do Hospital Regional, que seria no Pirajussara. “O prefeito Armando Andrade e o vice-prefeito, Fernando Fernandes, estiveram ontem na secretaria de Estado da Saúde e ultimaram todos os detalhes como o Secretário de Saúde, Dr. José Aristodemo Pinotti, e está confirmado. A construção do Hospital Regional de Taboão da Serra será localizado no Pirajussara”. As obras só tiveram início dois anos depois.

Acervo / Jornal O Cidadão

Outra notícia em destaque da edição 319 foi a formação de um novo Batalhão da PM. A sede para o destacamento seria na Escola Estadual Almir Pereira Bahia, no Jd. Santo Onofre, onde seria instalado em definitivo o batalhão.

O tenente coronel José Augusto Fontes Rico vistoriou as instalações do prédio para posterior estudo com reformas que seria feitas pela prefeitura para o funcionamento do Batalhão. Na época, a PM funcionava precariamente na rua Ismael Pena.

O Cidadão
No auge de sua carreira, a apresentadora Xuxa era destaque na campanha de vacinação contra a paralisia infantil. A campanha do Ministério da Saúde foi veiculado pelo Jornal O Cidadão

 

AcervoAcervo Taboão da SerraArmando AndradeBlog do Clayson LatorreBuscariniClayson LatorreDeproesFernando FernandesHabitaçãoHGPHistóriaHospital Geral do PirajuçaraJornal O CidadãoJosé Aristodemo PinottiJosé Vicente BuscariniMemóriaMovimento Piloto de Moradia PopularO CidadãoPirajuçaraPMSegurançaTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Segurança

    Adolescentes são apreendidos em Taboão da Serra após furtarem duas motocicletas, mas liberados após BO
  • Serviço

    Prefeitura de Taboão da Serra altera expediente em feriado de Corpus Christi
  • Aulas Olímpicas

    Escolas de Taboão da Serra, Embu das Artes e região vão ter aulas de matemática aos sábados
  • Polícia

    Força Tática apreende mais de 12 kg de drogas em residência em Cotia
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6