Mov Telecom espalha propaganda irregular em fios e é multada pela Prefeitura de Taboão da Serra
A empresa Mov Telecom, prestadora de serviço de banda larga, espalhou nos últimos dias placas de propaganda penduradas em fios em diversos bairros de Taboão da Serra, desrespeitando a legislação municipal e causando preocupação entre moradores. As peças foram instaladas em importantes vias da cidade e, além de irregulares, oferecem risco a pedestres e motoristas, já que podem se soltar, especialmente em períodos de vento forte.
O Portal O Taboanense entrou em contato com a empresa no dia 25 de novembro, por meio do número de WhatsApp exibido nas próprias placas. Um atendente informou que encaminharia a demanda aos responsáveis e que haveria retorno, o que não aconteceu.
No diálogo inicial, a Mov Telecom chegou a alegar que “há tempos a Mov não atende mais [Taboão da Serra]”. Após o envio das imagens da propaganda irregular, a resposta foi de que “a equipe retornará o contato amanhã em horário comercial”, o que também não se concretizou.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Taboão da Serra, responsável pela fiscalização de posturas municipais, informou em Nota Oficial que não autorizou a instalação do material publicitário.
Segundo o município, “não houve por parte da administração municipal autorização para a instalação de qualquer tipo de propaganda em fios e postes no município de Taboão da Serra, sendo consideradas totalmente irregulares todas as publicidades realizadas nestes moldes”.
A administração explicou ainda que a Mov Telecom é sediada na cidade de São Paulo e que, na quarta-feira, dia 26, fiscais de posturas foram até o endereço da empresa para entrega de uma notificação com multa.
De acordo com a nota, “a empresa está localizada na cidade de São Paulo e na data de hoje [26/11] os fiscais de posturas dirigiram-se ao endereço da sede da empresa para entrega de notificação com a aplicação da multa correspondente a 20 UFM (R$ 2.257,40) por descumprimento ao artigo 157 da LC 193/2009 (instalação de publicidade sem a prévia licença)”.
A Prefeitura também determinou prazo para que a Mov Telecom retire as placas espalhadas pela cidade. “Consta ainda na notificação a retirada de todas as publicidades irregulares da empresa no prazo de 72 horas, sujeita à aplicação de novas penalidades”, informou a administração municipal.
Além da Mov Telecom, o Portal O Taboanense identificou que outras empresas, incluindo prestadoras de banda larga, escolas e imobiliárias, também vêm utilizando a mesma prática irregular em diferentes pontos da cidade. Todas serão questionadas pela reportagem nos próximos dias, e seus posicionamentos serão divulgados assim que houver resposta.
O morador que flagrar qualquer propaganda irregular pode encaminhar sua denúncia através do nosso e-mail [email protected] de preferência com foto e com a localização exata.