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17 de agosto de 2014

Motoristas reclamam de falta de sinalização perto de radar

Os horários de pico, quando muitos veículos passam pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), sentido sul, já registravam trânsito lento em Taboão da Serra, mas desde a implantação de radares de velocidade no km 272 da via, próximo ao Shopping Taboão, no final do mês de julho, a situação se agravou ainda mais. Na última quinta-feira, a lentidão atingiu até vias próximas da rodovia como a avenida José Maciel, Jovina de Carvalho Dau e Armando Andrade.

A reportagem apurou que um dos motivos, além do grande fluxo de veículos, é o comportamento dos motoristas diante do novo radar que mostra a velocidade do veículo, como uma espécie de lombada eletrônica. Apesar de a velocidade máxima permitida ser de 80km/h para os veículos leves, os motoristas chegam a reduzir a até 30km/h. Não existe no local, nenhuma placa indicando a velocidade máxima. Uma outra placa, bem ao lado dos painéis de velocidade, registra a altura da passarela (5,0m), o que pode ocasionar a confusão de informação e por isso fazer com que o motorista reduza tanto a velocidade.

Motoristas confundem placa com aviso sobre altura e com a de velocidade máxima | Thiago Neme / Gazeta de S. Paulo

A única placa de indicação de velocidade, fica há mais de dois quilômetros antes do radar. Para o taxista Bruno Andrade, 30 anos, o trânsito piorou muito nas últimas semanas. “Não só a BR está ficando travada, a José Maciel todos os dias está travada também. Como a BR não está fluindo, o pessoal procura outras alternativas, mas acaba congestionando tudo. A BR em horário de pico sempre fui ruim, agora com os radares então piorou”. Bruno contou ainda que na quinta-feira levou trinta minutos de centro de Taboão até o shopping, um trecho de cerca de três quilômetros.

Outro taxista, Marco Antônio, de 62 anos, também observou que o trânsito estava fora do comum. “Até pensei que era um acidente, mas não eram os radares mesmo. Depois do radar estava tudo livre”, contou.

A falta de sinalização adequada foi observada pelo contador Daniel Oliveira, de 54 anos. “É interessante e bacana ter radar, ajuda no controle de acidentes, mas precisa ter organização e sinalização nas implantações de radares”.

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A estudante Giovanna Leite, 22 anos, relata que quase sofreu um acidente no local. “Eu quase bato em um carro, ele estava na minha frente e simplesmente reduziu a velocidade do nada, mas reduziu muito. Se não melhorarem a sinalização vai ter muitos acidentes”, alerta.

De acordo com a Concessionária Autopista, responsável pela implantação do radar, a fiscalização e multas ainda não começaram. Por enquanto, os radares exercem uma função educativa, segundo a Autopista. Questionada sobre a falta de sinalização adequada no local, a concessionária informou que até o final de agosto haverá um reforço da sinalização durante todo o percurso da rodovia. 

Ainda segundo nota oficial enviada pela concessionária, há sinalização de regulamentação de velocidades no trecho onde há o radar no km 271 da pista sentido Curitiba.  “A placa de regulamentação dos limites de velocidade está alocada no km 270, a um quilômetro do radar, com a indicação de 80km/h para veículos leves e 60km/h para veículos pesados, incluindo na parte superior o aviso de ‘Fiscalização Eletrônica’”.

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