Motoristas de Taboão da Serra e região devem licenciar veículos com placas de final 7 e 8 até o fim de outubro
Detran-SP alerta que conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima; estado já regularizou 16 milhões de veículos neste ano

Motoristas de Taboão da Serra e região que possuem veículos com placas de final 7 e 8 têm até o fim de outubro para realizar o licenciamento obrigatório junto ao Detran-SP. O processo é essencial para manter o veículo em situação regular e evitar multas e apreensões.
De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o estado encerrou setembro com 16 milhões de veículos licenciados, um aumento de 3,85% em relação ao mesmo período do ano passado. Em novembro, será a vez da placa com final 9, e em dezembro, 0.
A taxa de licenciamento em 2025 é de R$ 167,74 e pode ser paga pelo portal do Detran-SP, nos canais digitais do Poupatempo ou em bancos conveniados como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Safra e Santander. O processo é simples: basta quitar o IPVA, eventuais multas e informar o Renavam no momento do pagamento.
Após a confirmação, o condutor pode baixar ou imprimir o documento digital atualizado pelo site do Detran-SP, Poupatempo ou aplicativos oficiais, como Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A falta do licenciamento é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo ao pátio. Em 2024, essa foi a segunda maior causa de autuação nas estradas paulistas.
Para facilitar a regularização, o Detran-SP oferece o serviço Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), que permite ao motorista solicitar a retirada do automóvel de forma digital, logo após quitar as pendências.
Calendário de Licenciamento 2025 – Veículos Leves
– Outubro: finais 7 e 8
– Novembro: final 9
– Dezembro: final 0
Caminhões e caminhões-tratores
– Outubro: finais 3, 4 e 5
– Novembro: finais 6, 7 e 8
– Dezembro: finais 9 e 0