Morre Tônia do Embu, herdeira do Mestre Sakai

Márcio Amêndola, especial para o Portal O Taboanense
Faleceu nesta quarta-feira, 3 de setembro, no PS Central de Embu das Artes, Antônia Aparecida Gonzaga, ou simplesmente Tônia do Embu, aos 75 anos, de complicações de saúde decorrentes de um câncer.
Tônia foi uma das primeiras alunas do Mestre Tadakiyo Sakai, que criou uma grande escola de arte em cerâmica, que deu nome e projeção à cidade, sendo um dos pioneiros de Embu das Artes.
Tônia que agora nos deixa num vazio imenso, era a legítima herdeira do Mestre e idealizadora do Memorial Sakai, que administrou por muitos anos, e foi recentemente revitalizado pela Prefeitura Municipal e está aberto ao público.
Filha de um oleiro (fabricante de tijolos e produtos do barro), Tônia do Embu era uma exímia ceramista, especialista em terracota, e professora de gerações de artistas da cidade, honrando o legado do Mestre Sakai.
Em texto publicado Museu da Pessoa, é destacado que Tônia era uma “mulher dedicada e apaixonada por essa arte, tem uma profunda relação com o barro e com a cultura local de Embu das Artes, lugar de sua morada desde o nascimento. Tônia já morou em Paris-FR e em outras localidades fora de sua terra, entretanto afirma sempre retornar por seu amor a essa cidade. É uma contadora de histórias, pesquisadora de mitos e lendas, viajante independente e conhecedora de memórias, que persiste em preservar e cultivar”.

Desde menina Tônia já se destacava na arte do barro, e uma de suas criações foi premiada já no 1° Salão de Artes Plásticas de Embu em 1964, quando tinha apenas 14 anos de idade.
Deixará uma lacuna imensa, mas já está inscrita entre os grandes mestres e artistas que deram o nome de EMBU DAS ARTES a essa bela cidade.
