Morre aos 96 anos Seu Agenor, um dos servidores públicos mais antigos de Taboão da Serra

Morreu na manhã deste sábado (23) Agenor Pereira Sant’Ana, aos 96 anos, um dos servidores mais antigos da Prefeitura de Taboão da Serra. Ele sofreu uma insuficiência respiratória aguda, que resultou em choque séptico, peritonite e abdome agudo perfurativo.
A família confirmou que o velório acontecerá neste domingo (24), a partir das 8h30. O sepultamento está previsto para às 10h30, no Cemitério da Saudade, no Parque Pinheiros, em Taboão da Serra.
Durante décadas, Seu Agenor foi responsável pelo Cemur, patrimônio cultural da cidade, onde dedicou sua vida como funcionário público para manter o espaço em pleno funcionamento.
Morador antigo do Jd. Vila Sônia era carinhosamente chamado de “Seu Agenor”. Viúvo, deixa oito filhos: José Pereira, Dilma, Gilberto, João, Marines e Maria do Carmo, além de 18 netos e 16 bisnetos.
Concursado desde 1978, só deixou a prefeitura em 2010, quando se aposentou. Sempre lembrado pelo sorriso no rosto e pelo comprometimento com a cidade, era considerado um exemplo de servidor público, colocando Taboão da Serra sempre em primeiro lugar.
O ex-vereador Olívio Nóbrega lamentou a morte. “Era um funcionário exemplar, sempre de bom humor, foi o guardião do Cemur durante décadas. Meus profundos sentimentos à família e amigos. Que ele esteja em paz ao lado do Nosso Senhor”, declarou.
Paulo Félix, também ex-vereador da cidade, falou ao Portal O Taboanense: “Recebo com muita tristeza a notícia de que o Sr. Agenor partiu para o outro lado do Rio da Vida. Conheci o Sr. Agenor seguramente há mais de 30 anos. Lembro dele no Cemur, de manhã, de tarde, de noite, em todos os eventos, lá estava ele”.
Félix ainda destacou o legado do servidor: “Sempre recebia a todos com cordialidade e um sorriso no rosto. Incansável, o senhor Agenor faz parte da história do Cemur e de Taboão da Serra. Um homem correto, íntegro, querido e estimado por todos. Ele deixa um legado de vida e jamais será esquecido”.
O ex-vereador Professor Fenólio também se manifestou: “Foi uma honra dividir o espaço de trabalho com o senhor Agenor. Foi exemplo de dignidade e compromisso com o serviço público. Cuidou do CEMUR – Centro Municipal de Recreação e Cultura ‘Carlos Drummond de Andrade’ – com muita dedicação. Descanse em paz no Reino dos Céus, prezado senhor Agenor. Meu abraço solidário aos familiares e amigos”.
Arlete Silva, ex-vereadora, lembrou com carinho de Seu Agenor. “Difícil expressar a dor da perda de um homem íntegro como seu Agenor, sei que ele vai deixar um vazio em nossas vidas, um homem de muitos amigos que sempre procurou fazer o bem, muito se dedicou ao nosso município, foi um servidor público exemplar e sempre foi muito participativo na política municipal, somente o tempo para acalentar nossos corações mas o que e conforta são as boas lembranças que ele vai deixar em nossos corações”.
Segundo Edna Trindade, liderança política de Taboão da Serra e presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jd. Vila Sônia, “Seu Agenor era um excelente vizinho, uma excelente pessoa, uma pessoa tranquila, calma, sempre dedicada, sempre procurando o melhor, muito família, muito pai, uma pessoa que muitos anos morou no Jd. Vila Sônia, sempre procurou apaziguar, sempre na calma, sempre contribuiu com o melhor, aquela pessoa que tinha sempre uma palavra para te dar”.
Para ela, Seu Agenor “vai fazer falta, porque é uma pessoa que não tinha boca para falar nada com ninguém. Sempre acolhedor deixa um legado de paz, um legado de acolhimento, um legado que para o município ele contribuiu muito com seu jeito de ser, sempre pontual, sempre trabalhou direitinho, sempre recíproco. Então, só a saudade eterna mesmo de coração”
Nossos reconhecimentos
O Portal O Taboanense manifesta profundo pesar pelo falecimento de Agenor Pereira Sant’Ana, carinhosamente conhecido como Seu Agenor, ocorrido neste sábado (23), aos 96 anos.
Servidor público exemplar, Seu Agenor dedicou décadas de sua vida à Prefeitura de Taboão da Serra, sendo lembrado especialmente pelo trabalho incansável no CEMUR, onde deixou sua marca como guardião de um dos maiores patrimônios culturais da cidade.
Com simplicidade, dedicação e amor por Taboão da Serra, Seu Agenor construiu uma história de compromisso com o serviço público e será sempre lembrado pelo carinho com que tratava todos à sua volta.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e toda a comunidade taboanense, que perde não apenas um servidor, mas um exemplo de amor à cidade e à sua gente.