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24 de junho de 2020

Moradores de Taboão da Serra e região reclamam de valores abusivos nas contas de luz

Pelas redes sociais, é possível ver diversos relatos de moradores reclamando de contas que chegaram com valores muito mais altos do que em meses anteriores, mesmo sem grandes mudanças no consumo

Divulgação | Leitor do Portal O Taboanense

Negociações poderão ser feitas com parcelas estendidas sem cobrança de juros

Moradores de diversos bairros de Taboão da Serra reclamam do valor da conta de energia após a Enel Distribuição São Paulo, responsável pelo serviço, enviar a tarifa com uma média das quantias cobradas últimos 12 meses. A medida foi tomada pela empresa para evitar que os funcionários não tenham contato com os moradores e assim, evitem a disseminação do coronavírus.



Consumidores alegam que a fatura da energia elétrica veio mais cara, mesmo sem mudanças no consumo. “Susto e indignação” foram essas as sensações quando eles receberam as contas de luz em maio e junho com valores abusivos.

Uma das clientes, a empresária Rosa Pereira, moradora do Jd. São Salvador, que costuma pagar em média R$ 200 e R$ R$ 210, porém em maio o valor da fatura foi de R$ 336,40. Mais de 50% de aumento. “ Nosso consumo não aumentou muito, mas a conta, sim. E não foi só aqui. Nada justifica esse aumento de mais de 50%. E para piorar, é quase impossível conseguir ser atendida no Cal Center da empresa para pedir uma análise da conta”, reclama.

Pelas redes sociais, é possível ver diversos relatos semelhantes, moradores reclamando de contas que chegaram com valores muito mais altos do que em meses anteriores, mesmo sem grandes mudanças no perfil de consumo. Outra reclamação é quanto a demora na análise de revisão das contas.

Em nota ao Portal O Taboanense, a Enel esclarece que, desde o final de março, muitos clientes tiveram a conta de energia faturada pela média do consumo dos últimos 12 meses ou por meio da autoleitura, medidas autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em função do avanço da Covid-19 e para contribuir com o isolamento social.

Em junho, a Enel Distribuição São Paulo retomou gradativamente a leitura presencial dos medidores de energia dos clientes da companhia. “A expectativa é que, em julho, todos os equipamentos sejam lidos normalmente pela distribuidora. A diferença, a mais ou a menos, entre o valor da conta faturada pela média e o real consumo de energia no período será compensada automaticamente, quando a leitura for efetuada pela distribuidora ou caso o cliente tenha realizado a autoleitura”, pontuou.

A empresa acrescenta que está oferecendo a opção de parcelamento dos débitos com a companhia. Os clientes que desejarem podem parcelar os débitos em até oito vezes e as parcelas serão cobradas nas próprias faturas de energia ou em até 12 vezes no cartão de crédito. A entrada será a partir de 13% do valor total do débito, que poderá ser pago por boleto, para aqueles que optarem pela cobrança na fatura de energia ou no próprio cartão de crédito. Para realizar a negociação, os clientes podem acessar o Portal de Negociação (https://portalnegociacao.eneldistribuicaosp.com.br/#/home) ou o Aplicativo (https://www.eneldistribuicaosp.com.br/atendimento/aplicativo-enel).

Como reclamar e obter orientações

O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br) e aplicativo – disponível para Android e iOS.



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