º
Segunda-Feira,
16 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
18 de novembro de 2024

Metrô: saiba como estão as obras e quando será inaugurada estação em Taboão da Serra

Governo do Estado de SP

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


 



 

Por Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo

 

Os moradores de Taboão da Serra aguardam ansiosamente pela estação de metrô na cidade. A estação é anunciada desde 2.000 e será um marco no Estado, além de ser a primeira fora da capital paulista.

Estimativas do governo estadual apontam que a nova estação será a principal via de mobilidade para mais de 1,1 milhão de moradores que residem na região sudoeste da Grande São Paulo.

No dia 10 de junho, a reportagem acompanhou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante a assinatura do contrato entre o governo estadual e o Grupo CCR para a expansão da Linha 4-Amarela para Taboão.

A previsão é que as obras comecem em janeiro do próximo ano e a estação de Taboão da Serra entre em operação até 2028.

Na última semana, a ViaQuatro, responsável pelas obras no trecho, ressaltou o prazo para inauguração e que o projeto executivo está em andamento.

“A ViaQuatro informa que estão sendo realizados estudos iniciais, incluindo a elaboração de projeto executivo, de licenciamento ambiental, de demanda e de utilização de áreas públicas e privadas, referentes à extensão da Linha 4-Amarela até o município de Taboão da Serra. A previsão é de que o novo trecho, composto por duas estações, comece a operar em 2028”, pontuou em nota.
Estação será na antiga Sorana Sul

A estação do Metrô de Taboão da Serra pertencerá à Linha 4-Amarela. O projeto de expansão é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a concessionária CCR, que administra a linha.

A estação de Taboão da Serra irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga rodovia Régis Bittencourt), ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi).

O terreno de 30 mil m² irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais.
Cinco anéis

Os estudos do governo estadual mostram que a estação será construída no formato de cinco anéis unidos interligados por um vão central. A estação terá três níveis acima do terreno e outros três subterrâneos até as plataformas de embarque.
55 minutos

A ideia é que a ligação entre o município de Taboão da Serra e o centro de São Paulo seja reduzida para quem utilizar o transporte público. O tempo de viagem previsto é de 55 minutos e haverá integração com os terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã e outros da região.





2024Estação Taboão da SerraLinha 4 AmarelaMetrôTaboão da SerraViaMobilidade
Notícias Relacionadas
  • Segurança

    Adolescentes são apreendidos em Taboão da Serra após furtarem duas motocicletas, mas liberados após BO
  • Serviço

    Prefeitura de Taboão da Serra altera expediente em feriado de Corpus Christi
  • Aulas Olímpicas

    Escolas de Taboão da Serra, Embu das Artes e região vão ter aulas de matemática aos sábados
  • Imposto

    Começa nesta segunda (16) o programa de anistia de IPTU com até 100% de desconto em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6