º
Segunda-Feira,
16 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
24 de setembro de 2018

Matematicando leva alunos para aprender e desvendar a matemática no Parque das Hortênsias

Milhares de pais, alunos e moradores lotaram o Parque das Hortênsias na quarta edição do Matematicando

Eduardo Toledo

Evento acontece ao ar livre no Parque das Hortênsias

Eduardo Toledo, especial para O Portal O Taboanense

Aconteceu no último sábado, dia 22, mais uma edição do Matematicando, evento que leva até os alunos da rede pública municipal de Taboão da Serra brincadeiras e atividades ligadas à matemática, fomentando o raciocínio lógico. A prefeitura não estimou o número de participantes deste ano, mas o Parque das Hortênsias ficou lotado durante toda a atividade.

Neste ano, além dos jogos de lógica e matemática apresentados pelas escolas municipais, o evento contou com um concurso que premiou diversos alunos que disputaram uma espécie de olimpíada de matemática, participando de campeonato de tabuada e de jogos criados pela empresa MindLab.

Os pais também participaram das atividades. Para Carlos Fonseca, morador da Vila Iase, o Matematicando foi uma surpresa. “Foi a primeira vez que vim acompanhar minha filha, me surpreendeu a qualidade do evento e das brincadeiras que estão sendo oferecidas para os alunos, matemática sempre foi uma dificuldade pra mim”, afirmou.

De olho nessa barreira que muitos alunos possuem para aprender a matemática que a prefeitura de Taboão da Serra passou a investir em novidades. “Esse trabalho é fruto do investimento que começamos há cinco anos, com o projeto Matemática Descomplicada e depois tivemos o Khan Academy e o Mind Lab e esse conjunto de projetos virou o Matematicando”, diz João Medeiros, secretário de educação.

Eduardo Toledo
Said Jorge de Moraes, vereador Cido, prefeito Fernando Fernandes e Fenólio durante evento no sábado

Na sua quarta edição, o Matematicando vem se inovando e caindo no gosto de pais e alunos. “O evento tem se aprimorado, a ideia original é que as crianças tenham uma visão lúdica da matemática, porque estudar tem que ser algo lúdico. As escolas se organizam com seus jogos de raciocínio e as crianças tem uma aula diferente, saem das salas de aula e vêm para o parque. E os pais se envolvem muito”, garante Medeiros.

O prefeito Fernando Fernandes participou do evento e falou sobre a importância do Matematicando. “É emocionante participar de uma atividade como essa. O Matematicando é hoje uma das principais atividades da educação em Taboão da Serra e um dos principais responsáveis pelo nosso Ideb, parte da nossa nota tem muito haver com o Matematicando”.

Sobre a importância da matemática na vida das pessoas, Fernandes lembrou que “é uma matéria muito importante, não importa qual atividade profissional que você vai seguir lá na frente, ela é importante sempre, porque ela insere o raciocínio lógico e você precisa ensinar a criança a ter e entender esse raciocínio lógico. O Matematicando é uma ideia maravilhosa, a criança aprende brincando, de uma forma lúdica”.

Para a presidente da Câmara Municipal, vereadora Joice Silva, o Matematicando é uma atividade que deve permanecer no calendário. “Esse evento é um dos mais extraordinários que temos em Taboão da Serra e em toda região no campo da educação. Ensinar a matemática através de brincadeiras e jogos lúdicos é uma ótima forma de colocar essa matéria na vida dos alunos de uma forma natural”, afirmou.

Matemática descomplicada

O secretário de educação, João Medeiros é um defensor do ensino da matemática e nos últimos seis anos implantou diversos projetos inovadores em Taboão da Serra. “Quando começou o governo a gente tinha um problema, que não é só de Taboão da Serra, é mundial, o desempenho em matemática não é satisfatório. A gente passou a instrumentalizar os professores com o foco de melhorar o ensino da matemática”.

Segundo Medeiros, Taboão da Serra já colhe frutos desse trabalho voltado para a matemática nas escolas públicas. “Está dando certo, veja o nosso Ideb, nós somos bons em língua portuguesa, mas nossa melhor nota é na matemática. Tenho certeza que daqui uns seis, oito anos, Taboão da Serra vai ter um dos melhores indicadores de educação do Estado.”, diz orgulhoso.

O trabalho do Matematicando é um reflexo do que é feito dentro das salas de aula e os principais responsáveis por essa mudança na forma de ensinar a matéria é dos professores. “Precisamos parabenizar os professores, o que eles fazem, veja o trabalho que temos em todas as escolas e hoje está aqui no Parque. Nossas escolas são muito respeitadas, os pais tem um carinho pelas escolas, pelos professores. Quando a educação vai bem, o futuro das crianças também vai bem”, finalizou João Medeiros.

Prestígio

O Matematicando deste ano trouxe também ex-secretários de educação que deixaram suas marcas na história de Taboão da Serra. Os professores Said Jorge de Moraes e Carlos Antônio Fenólio prestigiaram as atividades no Parque das Hortênsias.

“É muito importante vermos as crianças, os alunos e os pais reunidos aqui nesse lindo parque, aprendendo a importância da matemática na vida de cada um, essa é uma lição de cidadania para todos nós”, afirmou Said.

Antônio Carlos FenólioEducaçãoFenólioFernando FernandesJoão MedeirosMatematicandoParque das HortênsiasSaid Jorge de MoraesTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Segurança

    Adolescentes são apreendidos em Taboão da Serra após furtarem duas motocicletas, mas liberados após BO
  • Serviço

    Prefeitura de Taboão da Serra altera expediente em feriado de Corpus Christi
  • Aulas Olímpicas

    Escolas de Taboão da Serra, Embu das Artes e região vão ter aulas de matemática aos sábados
  • Imposto

    Começa nesta segunda (16) o programa de anistia de IPTU com até 100% de desconto em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6