º
Domingo,
07 de Setembro de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
7 de setembro de 2025

Marcos Paulo, secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, fala sobre mudanças na Av. Taboão da Serra

João Lucca / Formula Group



O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Marcos Paulo de Oliveira, o Paulinho, participou do podcast, EmOff Cast, do Portal O Taboanense, na última quinta-feira, dia 4. Ele falou sobre diversos assuntos importantes para Taboão da Serra, como os testes que serão feitos nos cruzamentos da antiga rodovia Régis Bittencourt, a chegada do Metrô, alterações no sistema viário e nas linhas municipais de ônibus.

Marcos Paulo explicou as principais intervenções realizadas pela pasta para reduzir congestionamentos e melhorar a fluidez do trânsito em pontos críticos da cidade. Segundo ele, algumas obras demoraram a ser executadas por entraves burocráticos. “Além de orçamentar, existe a questão de licitação. Agora o processo está na parte final”, afirmou.

Um exemplo citado foi a intervenção na Estrada São Francisco, em frente ao INSS. “Ali havia apenas duas faixas, e quando o ônibus parava, travava todo o trânsito. Readequamos o espaço para três faixas, permitindo a ultrapassagem dos veículos. Isso resolveu um problema antigo”, explicou.

Outro ponto de atenção foi o antigo local de parada dos ônibus em frente à Câmara Municipal. “Era impossível parar dois ou três ônibus ao mesmo tempo. Transferimos o ponto para 80 metros à frente. Agora, os ônibus param sem atrapalhar o trânsito”, completou.

Pirajuçara

Marcos Paulo de Oliveira, anunciou mudanças significativas no trânsito do Pirajuçara. Entre as principais medidas está a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na Estrada Kizaemon Takeuti, com o objetivo de melhorar a mobilidade e reduzir os congestionamentos diários na região.

O projeto prevê um corredor contínuo de ônibus ligando São Paulo, passando por Taboão da Serra conectando a Embu das Artes. “Não é uma ideia de gabinete, é um estudo técnico, com laudo assinado por engenheiros da prefeitura. Levantamos quantas pessoas passam por dia, quantos ônibus circulam e quantas famílias serão impactadas. Nosso compromisso é garantir transporte público com qualidade”, destacou.

Metrô

Marcos Paulo afirmou que o desenho atual, elaborado no governo anterior, junto ao Estado, apresenta falhas que precisam ser corrigidas para garantir a eficiência do sistema. Segundo ele, a proposta inicial é “muito aquém do que Taboão da Serra merece”.

“Quando nos apresentaram o projeto, percebemos que vários pontos não contemplavam a realidade da cidade. Fizemos 11 apontamentos formais à equipe técnica do Estado. Não vamos aceitar qualquer coisa. Esse metrô é um legado e precisa atender de fato à população”, destacou.

Um dos principais problemas levantados pelo secretário é a ausência de integração entre o metrô e as linhas municipais de ônibus. “É inacreditável que nenhuma linha de Taboão da Serra esteja prevista para chegar à estação. As pessoas teriam que descer na praça [Nicola Vivilechio]e ir a pé até o metrô, faça sol ou chuva. Imagine um idoso de cadeira de rodas ou alguém com dificuldade de locomoção. É um absurdo”, criticou.

Cruzamento, semáforos e avenida Taboão da Serra

Sobre possíveis testes para a desativação de três cruzamentos na Avenida Taboão da Serra (antiga rodovia Régis Bittencourt), Marcos Paulo disse que após a próxima semana a prefeitura irá elaborar um estudo para testar como o sistema viário da avenida irá funcionar caso esses três semáforos sejam desligados.

A proposta é que os cruzamentos da Estrada Benedito José de Oliveira com a avenida Castelo Branco (Laguna), Rua Maria Iracema Paiva Tristão, além da Rua Francisco Celso (Bar do Bode) sejam desligadas por um período de teste para seja possível medir o aumento da fluidez do tráfego de veículos na avenida Taboão da Serra.

“Vamos fazer esse teste, ver como o trânsito se comporta, se essas alterações não vão sobrecarregar os outros cruzamentos, será um teste e após a avaliação dos técnicos, vamos decidir se continuamos como está atualmente ou se vamos ter alguma mudança e desativação desses semáforos”, disse. Marcos Paulo.





2025Antiga Régis BittencourtAvenida Taboão da SerraCorredor de ÔnibusEm Off CastEstação do Metrô Taboão da SerraEstrada Kizaemon TakeutiFaixa Exclusiva de ÔnibusIntegração Ônibus e MetrôMarcos Paulo OliveiraMobilidade Urbana Taboão Da SerraObras de Mobilidade UrbanaPirajuçara Taboão da SerraPodcast EmOff CastPortal O TaboanenseSecretaria de Transporte Taboão da SerraTaboão da SerraTeste de Semáforos Taboão
Notícias Relacionadas
  • Acidente

    Carro invade contramão e bate em ônibus no Campo Limpo, na divisa com Taboão da Serra
  • Segurança

    GCM prende trio por sequestro e roubo em Taboão da Serra
  • Oportunidade

    Pão de Açúcar e Extra Mercado estão com mais de 200 vagas abertas em SP, redes promovem seleção nos dias 8 e 10
  • Causa Animal

    Morre Manu, cachorrinha que inspirou criação da ONG Patre em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6