º
Segunda-Feira,
16 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
28 de setembro de 2022

Mais de 90 famílias receberam títulos de propriedade no Impulsiona Taboão

Divulgação | PMTS

Durante a 4ª edição do Impulsiona Taboão que aconteceu no último sábado, dia 24, o prefeito Aprígio (Podemos) entregou títulos de propriedade para 96 famílias taboanenses. O evento aconteceu na EMEF Ugo Arduini.



Dentre os beneficiados pelo Programa Municipal de Regularização Fundiária da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB), havia moradores dos loteamentos do Jd. Primavera, Sítio das Madres I e IV, Jd. Comunitário e mais de 40 famílias da Vila Carmelina Gonçalves. Esses últimos, há mais de 40 anos buscavam a regularização da área.

Durante a solenidade de entrega das escrituras e ao lado da primeira-dama e vereadora Luzia Aprígio, o prefeito Aprígio declarou estar muito feliz por fazer a regularização das áreas. “É um sonho realizado para todas essas famílias e não é sonho de 10, 12 anos, é um sonho de pelo menos 40 anos. Com a regularização, o imóvel é valorizado, permite financiamentos, seja em caso de venda ou mesmo para melhorias na edificação. Muitas pessoas que compram os lotes não tiveram a oportunidade de ver a regularização acontecer, mas o documento que entregamos hoje garante às famílias a segurança do direto à propriedade e vamos continuar trabalhando para que mais e mais pessoas sejam beneficiadas”, afirmou o gestor.

De acordo com a SEHAB, a tentativa de regularização da Vila Carmelina Gonçalves é antiga. O loteamento foi implantado em 1969 e em 1982 houve a primeira tentativa de regularização, ainda administrativa, com projeto na Prefeitura e que não chegou ao Cartório de Registro de Imóveis. Em 2007, com o Estatuto da Cidade e nova legislação urbanística, foi aberto novo processo para regularização da área, que terminou ao longo dos anos sem ser concluído.

“Em 2018, com esforço e dedicação da Comissão de Moradores da Vila Carmelina Gonçalves, e envolvimento de alguns agentes políticos da cidade, foi feita uma nova tentativa, mas naufragou por falta de vontade política”, contou o secretário Nílcio Regueira Dias, da SEHAB.

“Em 2021, alguns atores políticos da cidade, me procuraram, o prefeito Aprígio chamou a gente para uma reunião, e ele determinou que iria fazer a regularização da Vila Carmelina, que é uma das nossas prioridades. Ele disse para retomarmos esse processo que estava engavetado, ver o que poderíamos fazer, estudar a legislação, Novo Marco Legal e viabilizar a regularização da Vila Carmelina. Em uma reunião com a Comissão, o prefeito Aprígio assinou na frente de todos a regularização do loteamento junto à prefeitura. Na semana seguinte protocolamos a documentação no cartório. O processo foi longo no Cartório, algumas pessoas não acreditavam mais, mas a gente lutou e recebemos a notícia há 15 dias que estava tudo certo e a gente marcou essa entrega dos Títulos de Propriedade”, completou Nílcio Regueira Dias.

Marilinda Galvão, que faz parte da Comissão de Moradores da Vila Carmelina, afirmou que o recebimento das escrituras é uma vitória. “Estamos na ‘briga’ desde 1969, entrei em 1982 e graças a Deus hoje estamos vendo a luta pela vitória, graças ao prefeito Aprígio, ao Nezito e todas as pessoas da prefeitura que deram apoio, fizeram cadastro e se dispuseram a trabalhar. Hoje estamos aqui para receber a nossa escritura definitiva, graças a Deus”, disse.

Lourival José de Lima, morador da Vila Carmelina Gonçalves, foi um dos beneficiados com a regularização. “Moro há 39 anos aqui no bairro, agradeço a Deus, vocês da Prefeitura e ao Prefeito Aprígio, se não fosse vocês, nós não teríamos conseguido isso aqui (Título de Propriedade). A gente é dono e não é, mas sempre tem um para ajudar a gente. Todo mundo ficou contente demais. Tinha muita gente que não acreditava. Acredite em Deus e nos homens, existe gente boa ainda”, afirmou emocionado.

Já Ricardo, que também faz parte da Comissão de Moradores, declarou que “Só Deus sabe a luta que nós tivemos depois que a gente criou essa comissão. Várias lutas, várias discussões com alguns prefeitos que não deram atenção para gente, mas hoje a gente está aqui. É uma grande conquista estar aqui hoje, graças ao vereador Nezito, ao prefeito Aprígio que assumiu o compromisso, ele disponibilizou e assinou com a gente. Começamos a grande batalha com o cartório, várias reuniões. Para gente é uma grande conquista”.

Regularização

Após décadas depois da implantação, a Vila Carmelina Gonçalves foi regularizada no Cartório de Registro de Imóveis de Taboão da Serra. O loteamento registrado contém área total de 33.756m² e, pelo processo de loteamento, foram abertas matrículas para 131 lotes residenciais e dois equipamentos públicos, sendo um deles a EMEF Ugo Arduini.

Durante o Impulsiona Taboão, o prefeito Aprígio e o secretário Nílcio Regueira Dias entregaram à secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Dirce Takano, o documento que regulariza o terreno da EMEF Ugo Arduini. A documentação permitirá que o município solicite recursos junto aos Governos Estadual e Federal para realizar melhorias na escola.





2022AprígioEmef Ugo ArduiniHabitaçãoImpulsiona TaboãoPrograma Municipal de Regularização FundiáriaSecretaria de Desenvolvimento Urbano e HabitaçãoTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Segurança

    Adolescentes são apreendidos em Taboão da Serra após furtarem duas motocicletas, mas liberados após BO
  • Serviço

    Prefeitura de Taboão da Serra altera expediente em feriado de Corpus Christi
  • Aulas Olímpicas

    Escolas de Taboão da Serra, Embu das Artes e região vão ter aulas de matemática aos sábados
  • Imposto

    Começa nesta segunda (16) o programa de anistia de IPTU com até 100% de desconto em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6