Mãe de criança autista faz abaixo-assinado por melhorias no transporte escolar adaptado em Embu-Guaçu
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Mãe faz abaixo-assinado para conseguir melhorias no transporte público escolar adaptado da rede municipal de Embu-Guaçu. Débora Lídio Mori está insatisfeita com o serviço oferecido pela Prefeitura à sua filha Mariana, de 5 anos, que é autista.
Devido a sua insatisfeita com a forma que o serviço de transporte é realizada, Débora criou um abaixo-assinado na Change.org pedindo melhorias à Prefeitura. A petição tem 211 assinaturas e busca a próxima meta de 500 apoios: change.org/TransporteEscolarAdaptadoEmbu.
Débora espera que o poder público leia o abaixo-assinado e entenda a importância de melhorar o transporte público para as crianças do município, principalmente as com deficiência. Ela ressalta que, para Mariana, o mais importante seria a formação adequada dos motoristas e monitores que trabalham no transporte escolar: “O que minha filha mais precisa, por ser autista, é de profissionais que sejam treinados para lidar com crises”.
Além disso, ela sugere melhorias que dizem respeito às condições dos veículos, muitos sem cinto de segurança ou cadeirinhas específicas para cada faixa etária, além de não terem rampas ou elevadores para cadeirantes: “Há uma criança cadeirante que vai para a escola com minha filha e com frequência mandam veículos sem as adaptações necessárias”, conta Débora.
Por fim, ela lembra que a segurança dos motoristas e monitores também está em risco porque muitos dos veículos quebram em rota e estão sem a manutenção adequada: “Em uma ocasião, a van quebrou na rua. Nos explicaram que foi um problema de vazamento de óleo que afetou o funcionamento do motor”, disse Débora.