Linha de transmissão da Enel deixa 300 mil imóveis sem energia e afeta Embu das Artes e Itapecerica da Serra

O desligamento de uma linha de transmissão da Enel deixou cerca de 300 mil imóveis sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira (28). O apagão atingiu bairros do Jardim Ângela, na capital paulista, além de parte dos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Na região, apenas Taboão da Serra e Embu-Guaçu não foram impactadas.
O pico do problema ocorreu por volta das 8h30. A Enel informou que atuou de imediato para reduzir os impactos. “Com manobras remotas na rede, conseguimos restabelecer o serviço para 34% dos clientes inicialmente impactados. Técnicos atuam na inspeção da linha – localizada em trechos com mata fechada de difícil acesso – para identificar o defeito e normalizar o fornecimento para todos os clientes afetados”, declarou a concessionária.
Por volta das 11h, o fornecimento já havia sido restabelecido para a totalidade dos 300 mil clientes atingidos. “Por meio de manobras remotas realizadas na rede, ainda nas primeiras horas, a companhia restabeleceu o serviço para 50% dos clientes afetados. Equipes da distribuidora realizaram inspeção na rede, inclusive de helicóptero, já que a linha passa por trechos de difícil acesso e densa vegetação. Após identificar o defeito, foram concluídos os trabalhos necessários para a recuperação total do fornecimento”, informou a empresa.
A Enel também afirmou que fará uma investigação detalhada para identificar as causas da falha.
Abastecimento de água prejudicado
A falta de energia afetou também o abastecimento de água em diversos bairros da zona sul da capital e em cidades da região, segundo a Sabesp. Sem eletricidade, foi interrompido o bombeamento de água para residências.
Na capital, os bairros Jardim São Luiz, Jardim Ângela, Parque Bologne, Jardim Guarujá, Capão Redondo e Jardim Copacabana foram prejudicados. Em Itapecerica da Serra, os locais afetados foram Campestre, Jardim Idemori, Recreio Primavera, Chácara Santa Maria, Centro, Parque Paraíso, Jardim Marilu e Parque Santa Amélia.
Já em Embu das Artes, São Lourenço da Serra e Juquitiba, o abastecimento foi totalmente comprometido. “Assim que a energia for restabelecida, o fornecimento de água entrará em recuperação e deve ser normalizado. A falta de água na manhã desta quinta-feira não tem relação com a redução de pressão iniciada na quarta-feira (27)”, esclareceu a Sabesp.