Linha 4-Amarela: Cetesb concede licença ambiental para Metrô chegar a Taboão da Serra
Estação promete otimizar o tempo de percurso até a região central da capital paulista

Governador de São Paulo visitou o município em abril e deu largada às obras
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Por Matheus Herbert, Gazeta de S. Paulo
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) publicou a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que, na prática, autoriza a ViaQuatro, concessionária responsável pelas obras, a implantar os canteiros das estações e poços de ventilação.
A LAI prevê prazo de seis anos, conforme o edital.
A emissão da licença foi confirmada pelo vice-governador, Felicio Ramuth (PSD). “A licença ambiental, emitida em 30 de junho, autoriza as obras do Metrô em Taboão da Serra. Será a primeira cidade a ter uma estação do Metrô fora da Capital. A obra tem previsão de duração entre quatro e cinco anos”, disse.
O governador em exercício, Felicio Ramuth, esteve em Taboão da Serra, na última quinta-feira (3/7), para entregar escrituras a 496 famílias do Conjunto Habitacional Parque Laguna.
Revolução na mobilidade
A estação do Metrô em Taboão da Serra promete transformar a mobilidade urbana e otimizar o tempo de percurso até a região central da capital paulista.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou o município no dia 7 de abril e, por volta das 13h, deu largada às obras de extensão da Linha 4-Amarela do Metrô. A estação será a primeira do Metrô fora da cidade de São Paulo.
A extensão foi anunciada em 2000 e será um marco para o transporte metropolitano. A previsão inicial é de que as obras custem R$ 3,4 bilhões.
Atualmente, a Linha 4-Amarela tem 12,8 km de extensão com 11 estações, conectando a região da Luz, no centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste.
Projeção de entrega
A expectativa estadual é de que os trabalhos sejam concluídos até 2028. O contrato de extensão foi assinado em junho de 2024.
A estimativa do governo estadual é de que a nova estação seja uma das principais opções de transporte para mais de 1,1 milhão de moradores da região.
O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey, na zona oeste da capital paulista, e Taboão da Serra. Aproximadamente três mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras.
As novas estações serão totalmente acessíveis, com elevadores, escadas rolantes, banheiros adaptados e rota tátil.
O trajeto entre a Estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos. A expectativa é de que 110 mil passageiros sejam atendidos diariamente.