º
Domingo,
06 de Julho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco


                                   
19 de maio de 2022

Itaú Cultural Play estreia mostra dedicada aos professores nesta sexta-feira

Itaú Cultural Play

A família Dionti

Na sexta-feira, a plataforma de streaming do Itaú Cultural acrescenta a seu catálogo 10 títulos exibidos no Clube do Professor, uma iniciativa que há 20 anos leva o audiovisual brasileiro para professores, em sessões de cinema. Entre documentários e ficções, a seleção destaca a realidade brasileira e seus problemas.



A partir da próxima sexta-feira, dia 20, a plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro Itaú Cultural Play – www.itauculturalplay.com.br – inaugura em seu catálogo a mostra Bom dia, Professor, mais uma programação assinada pela curadoria do Espaço Itaú de Cinema. Com destaque para as ficções Café com canela (2017), Depois da chuva (2013), Ferrugem (2017) e A família Dionti (2015), a mostra recupera parte dos filmes exibidos ao longo do projeto, entre documentários e ficções voltados ao debate sobre a realidade brasileira e seus problemas.

Com acesso gratuito, a plataforma de streaming de cinema brasileiro é acessível para dispositivos móveis IOS e Android, e pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br.

Café com canela marca a estreia de Ary Rosa e Glenda Nicácio no cinema, dois realizadores negros que colocaram o Recôncavo Baiano no mapa audiovisual brasileiro. A história acompanha Margarida, uma professora que depois de perder seu filho e se separar do marido, se distancia do mundo, entoando um luto duradouro.

Premiado no Festival de Brasília, o filme valoriza os saberes populares, a cultura afrodescendente e a comida, como um ponto sagrado de encontros e afetividades.

Já o filme Depois da chuva, de Cláudio Marques e Marília Hughes, é considerado um dos melhores filmes brasileiros da última década. Também premiado no Festival de Brasília, a obra da dupla de diretores baianos constrói uma narrativa que vai além do mero retrato de dramas típicos da adolescência, buscando entender de maneira mais profunda o período das Diretas Já e sua grande esperança democrática para os jovens.

A família Dionti, do diretor Alan Minas, retrata de forma delicada e fantasiosa o tema universal do primeiro amor, na contramão das histórias urbanas e do registro realista. Também premiada no Festival de Brasília, é uma obra incomum no cinema brasileiro.

Na trama, muitas histórias estão por trás da história. Nela, Josué sonha com a volta da esposa a cada chuva, enquanto cria sozinho os dois filhos: Serino, que chora grãos de areia, e Kelton, que se derrete de amor com a chegada de Sofia, uma garota de circo, e que tem medo de ter o mesmo destino da sua mãe, que se apaixonou, evaporou e desapareceu.

Já Ferrugem, de Aly Muritiba, se destaca pela forma nada convencional com que conduz uma história de bullying entre adolescentes. O filme acompanha uma jovem que costuma compartilhar vídeos, músicas, fotos e seu cotidiano nas redes sociais. Após perder seu celular, ela passa a ser vítima de uma criminosa exposição de detalhes da sua vida privada. A obra foi premiada no Festival de Gramado.

A seleção conta ainda com 5 vezes Chico – O velho e sua gente, uma jornada afetiva pelas águas, paisagens e cultura do rio São Francisco, um dos mais importantes do país. A obra documental é dirigida por Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes.

Outros filmes que passam a integrar o catálogo da plataforma são os documentários Do pó da terra (2016), de Maurício Nahas, Eleições (2018), da cineasta Alice Riff, Meu nome é Daniel (2018), de Daniel Gonçalves, além dos recém-lançados Chão (2021), da de Camila Freitas, e A quem interessa a ignorância (2021), de Alexandre Carvalho

Todas as sinopses e fichas-técnicas estão disponíveis no arquivo atachado.

A Itaú Cultural Play

Lançada em 19 de junho de 2021, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play é uma plataforma de streaming gratuita que oferece produções audiovisuais de todos os estados brasileiros, inclusive com mostras especiais com curadorias de coletivos de jovens das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Hoje, com mais de 300 produções audiovisuais, a Itaú Cultural Play apresenta curadorias como Animações infantil e adulta, Documentários, Curtas-metragens, Autorias Indígenas e Negras e Musicais.

Serviço

Itaú Cultural Play – novos lançamentos
Sexta-feira, dia 20 de maio de 2022
Em www.itauculturalplay.com.br

Mostra bom dia, professor

5 vezes Chico – O velho e sua gente
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 10 anos (Violência e drogas lícitas)

A quem interessa a ignorância?
Duração: 76 minutos
Classificação indicativa: 12 anos (Violência)

Chão
Duração 112 minutos
Classificação indicativa: 10 anos (Drogas lícitas)

Meu nome é Daniel
Duração: 83 minutos
Classificação indicativa: 12 anos (Drogas, linguagem imprópria, temas sensíveis)

Eleições

De Alice Riff
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 12 anos (Linguagem imprópria)

Ferrugem
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 14 anos (Violência)

A família Dionti
Duração: 96 minutos
Classificação indicativa: livre

Depois da chuva
Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: 16 anos (Drogas e violência)

Do pó da terra
Duração: 79 minutos
Classificação indicativa: livre

Café com canela
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 14 anos (Drogas e linguagem imprópria)





2022CinemaCulturaItaú CulturalItaú Cultural PlaySão Paulo
Notícias Relacionadas
  • Segurança

    Polícia intensifica operações contra ataques a ônibus em SP, Taboão da Serra e região
  • Entretenimento

    Cine Araújo de Taboão da Serra exibe ao vivo as semifinais e final da Copa do Mundo de Clubes 2025
  • Entretenimento

    Aventura, futebol e super-herói: Confira as estreias da semana no Cine Araújo de Taboão da Serra
  • Educação

    Bolsas de estudo 100% gratuitas são oferecidas pelo Senac Taboão da Serra em cursos técnicos e livres
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6