º
Segunda-Feira,
19 de Maio de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
7 de maio de 2025

Itapecerica da Serra completa 148 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta (8)

Reprodução

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


 



 

A cidade de Itapecerica da Serra completa nesta quinta-feira, dia 8, 148 anos de emancipação político-administrativa. Durante todo o mês a prefeitura promoverá diversos eventos e atividades.

História

O município possui uma vasta área verde, com belas paisagens. De acordo com o IBGE, em 2022, a população estava estimada em 158.522 habitantes, distribuídos em uma área de aproximadamente 151 km². A superfície é de 1.006 km² e a altitude de 920 metros. A economia do município se baseia na extração mineral (grafite), na agropecuária e no turismo. A cidade faz divisa com São Paulo, Embu das Artes, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Cotia.

Nascida no final do século XVII e situada no coração do Vale do Itapecerica no Centro-Oeste de Minas, a cidade foi o décimo município criado na Capitania de Minas Gerais, atualmente estado de Minas Gerais.

O nome da Itapecerica deriva do tupi, que significa “pedra escorregadia”. Uma lenda da região conta que dois índios passeavam pela cidade, quando um dos índios escorregou e gritou: “ita”, o outro índio gritou em seguida: “pecerica!”, ou “pycyryca!”. Ainda é possível ver, o que sobrou da pedra lisa na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz. Cidade católica, fundada por jesuítas, foi habitada por aldeias indígenas. A padroeira do município é Nossa Senhora dos Prazeres.

Itapecerica da Serra, se emancipou do antigo município de Santo Amaro, em 8 de maio de 1877. Em 1908, a cidade promoveu a primeira corrida oficial de automóveis do Brasil, que aconteceu em 26 de julho, organizada pelo Automóvel Club de São Paulo. Mais de 10 mil pessoas assistiram, Sílvio Álvares Penteado, pilotando um Fiat de 40 cavalos, vencer a corrida.

Em 1944 o município acrescentou o “da Serra” ao nome em alusão à sua topografia e para distinguir-se do município mineiro de igual nome, passando a se chamar Itapecerica da Serra.

Em 1959 foi criada a comarca de Itapecerica da Serra, composta pelos municípios de Embudas Artes, Embu Guaçu, Juquitiba e Taboão da serra, a cidade de São Lourenço da Serra que em 1991 se emancipou da cidade de Itapecerica.

Atualmente o prefeito da cidade é o Ramon Corsini, eleito com 47,71% dos votos, ele ocupa o cargo pela primeira vez. O município ganhou um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O terreno doado pelo prefeito está localizado na Rodovia Armando Salles e possui aproximadamente 21 mil m². Inicialmente o local terá 3 mil metros quadrados de construção, sendo que o Instituto deverá atender 1.200 alunos. Em 2013 a cidade inaugurou seu primeiro shopping center, o Itapecerica Shopping. Em 2022 o município ganhou uma unidade do Poupatempo.




 



148 Anos2025Itapecerica da SerraRamon CorsiniRegião
Notícias Relacionadas
  • Acidente

    Motorista morre eletrocutado após caminhão atingir rede elétrica em Itapecerica da Serra
  • Habitação

    Taboão da Serra: Secretaria de Habitação inicia processo de regularização fundiária do Pq. Laguna
  • Enchente

    Embu das Artes recebe R$ 46,8 mil do Governo Federal por conta das enchentes
  • Previsão do Tempo

    Semana começa com sol e calor na região; temperatura chega a 27ºC em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6