º
Sexta-Feira,
15 de Agosto de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
28 de junho de 2021

Idosa de 79 anos que aguarda cirurgia será atendida no Hospital Santa Marcelina, informa Secretaria de Estado da Saúde

A idosa foi diagnosticada com prolapso uterino, a situação é tão grave, que o útero dela já saiu para fora do corpo. O HGP não classifica o caso como urgente

Eduardo Toledo

A Secretaria de Estado da Saúde informou à reportagem do Portal O Taboanense, que a senhora Maura Maria dos Santos, de 79 anos, será atendida dia 7 de julho, na especialidade de ginecologia cirúrgica no Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista, na capital.



A idosa foi diagnosticada com prolapso uterino, doença causada pelo enfraquecimento dos músculos que sustentam o útero dentro do organismo, aguarda por cirurgia. A situação é tão grave, que o útero dela já saiu para fora do corpo. Ela foi atendida no Hospital Geral de Pirajussara (HGP), e a unidade  classificou o caso como não urgente.

Em nota ao Portal na noite de sexta-feira, dia 25, a Secretaria de Estado da Saúde, informou que “a Sra. Maura Maria dos Santos já tem consulta na especialidade de ginecologia cirúrgica agendada para 7 de julho no Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista, para continuidade da assistência”. E que “a paciente foi atendida no Hospital Geral de Pirajussara e recebeu toda a assistência e orientações referentes ao seu caso”.

A nota ainda informa que “em virtude da necessidade de salvar vidas e priorizar atendimento aos casos de urgência e emergência em meio a pandemia do novo coronavírus, consultas e procedimentos eletivos (não urgentes), como é o caso da paciente citada pela reportagem, têm sido agendados com base em avaliação caso a caso, dependendo da orientação médica e do quadro do paciente. Os pacientes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com as unidades onde fazem acompanhamento para orientações”.

Entenda o caso

Uma senhora de 79 anos, diagnosticada com prolapso uterino, doença causada pelo enfraquecimento dos músculos que sustentam o útero dentro do organismo, aguarda por cirurgia. A situação é tão grave, que o útero dela já saiu para fora do corpo, porém o Hospital Geral de Pirajussara (HGP), onde a idosa faz acompanhamento, não classifica o caso dela como urgência.

Há pouco mais de um ano, a família da senhora Maura Maria dos Santos, tenta a cirurgia, inclusive realizaram exames em laboratórios particulares, na tentativa de agilizar a o procedimento, “nem assim foi possível”. A situação se agravou, que o útero dela saiu para fora do corpo.

Ela está “transtornada”, disse a filha dela, chora, não consegue dormir e vai iniciar um acompanhamento psiquiátrico devido a situação. “Ela teve um mal-estar e caiu, porque está transtornada, chora, não dorme direito. A gente não se conforma com isso”, diz a filha Claudete, que acompanha a idosa em todas as consultas.

Para resolver o problema, a idosa precisa passar por uma cirurgia. No entanto, o HGP informou à família que só estão realizando cirurgia em pacientes oncológicos e que a senhora Maura deve esperar.

“Conversamos com a enfermeira, responsável pelo agendamento de cirurgias, ela ficou muito sensibilizada com a situação da minha mãe. Disse que no momento, o hospital só está operando casos com câncer, se estivéssemos dentro da normalidade, minha mãe passaria na frente de todas as pessoas [que estão na fila] … Ela nos passou um número de telefone para ficarmos ligando e disse que existe a possibilidade, porque as coisas mudam, de o hospital retomar as cirurgias em julho. Por enquanto não há uma data”, relatou Claudete.

Os familiares pensaram em procurar ajuda em cidades vizinhas para solucionar o problema e amenizar o sofrimento da idosa.

Ao tomar ciência do fato a vereadora Érica Franquini se solidarizou e se indignou com a situação da idosa. Criticou o” descaso e a falta de humanização” do Hospital Geral de Pirajussara diante do caso da senhora Maura Maria dos Santos, e recebeu o apoio da vereadora Luzia Aprígio.

“É um desrespeito a forma que o HGP trata nossos munícipes. Tem uma médica, a dra Vanessa que está lá, querendo fazer a cirurgia. É falta de vontade de fazer a diferença. É falta de humanização. Faço um apelo, se comovam, tem casos que não tem como mandar o paciente para casa. Ensinaram a pessoa a colocar o útero para dentro e que não tem data para operar a dona Maura. Não tem caso de covid lá, por que não atende essa senhora?”, disparou a vereadora Érica Franquini.

“Quero me sensibilizar com essa senhora (79 anos). É um descaso total, ela precisa da cirurgia e não está conseguindo. A gente precisa se unir para ajudar nossa população, esses casos têm que ser atendido, a covid está aí, mas as outras doenças também. Quero parabenizar essa médica [dra. Vanessa] que quer ajudar e não está conseguindo. Vamos nos unir e vamos cobrar, é o nosso papel e nosso dever”, disse a vereadora Luzia Aprígio.

A reportagem entrou em contato com a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), organização social responsável pelo atendimento do HGP e com a Secretaria de Estado da Saúde, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.





2021HGPHospital Geral de PirajussaraSaúdeSecretaria de Estado da SaúdeSPDMTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Crime

    Criminoso morto em tentativa de assalto na Zona Sul é enterrado em Taboão da Serra
  • Crime

    Suspeito é preso em Taboão da Serra por aplicar “golpe da maquininha” e adulterar motocicleta
  • Ensino Superior

    UniFECAF será palco do “Esquenta” do MVP Conf São Paulo
  • Transporte

    Taboão da Serra: Linha 068TRO da viação Pirajuçara oferece opções de integração com desconto usando o Cartão TOP
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6