Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra completa 34 anos e reforça papel na segurança da cidade

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra comemora, nesta terça-feira, dia 10 de junho, seus 34 anos de fundação. Criada em 1990, durante a gestão do então prefeito Armando Andrade, a corporação surgiu com o objetivo de proteger o patrimônio público. Ao longo das décadas, a GCM evoluiu e se consolidou como uma das instituições mais respeitadas pela população.
O secretário de segurança pública de Taboão da Serra, Luis Peniche, lembrou do aniver´sario da corporação em entrevista ao Portal O Taboanense. “Hoje celebramos com orgulho os 34 anos da nossa valorosa Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra. Uma corporação que, ao longo de mais de três décadas, tem demonstrado compromisso, coragem e dedicação na missão de proteger nossa população e zelar pela ordem pública”.
Ele ainda acrescentou: “parabenizo cada agente da GCM pelo trabalho incansável, pela atuação firme e humana, e pelo papel fundamental na construção de uma cidade mais segura. Que essa história continue sendo escrita com honra, preparo e espírito de servir. Meus sinceros parabéns a todos os guardas civis municipais pelo aniversário da instituição e por tudo o que representam para Taboão da Serra”.
A criação da Secretaria Municipal de Segurança, em 2005, marcou um novo momento para a Guarda, com a aquisição de viaturas, armamentos, coletes balísticos, rádios comunicadores e a implantação de Bases Comunitárias. A cidade também passou a contar com um sistema de monitoramento em áreas estratégicas, como o centro e o bairro do Pirajuçara. Um convênio com a Polícia Federal garantiu a regularização do porte de arma para os agentes.

Hoje, a GCM conta com um efetivo aproximado de 254 profissionais, incluindo a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), a Ronda com Apoio de Motocicletas (ROMUCAM) e a Patrulha Guardiã Maria da Penha. Reconhecida por seu trabalho ostensivo em parceria com as Polícias Militar e Civil, a instituição é considerada peça-chave na manutenção da ordem e na proteção da população.
Em 2025, a Lei Municipal nº 2.508 alterou oficialmente a nomenclatura da corporação, que passou a se chamar Polícia Municipal. Apesar da mudança de nome, as atribuições permanecem as mesmas. Porém, uma decisão da justiça, fez com que a corporação voltasse a se chamar GCM. A discussão ainda segue no judiciário.
Com o lema “Servir e Proteger”, os agentes da GCM de Taboão da Serra seguem comprometidos com a segurança e o bem-estar da população.