GCM de Taboão da Serra divulga balanço das ações de combate ao crime no mês de junho

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra divulgou o balanço de suas ações referentes a junho de 2025. Com base em dados operacionais e monitoramento criminal, a Guarda atendeu a 110 ocorrências, resultando em 13 flagrantes, 14 detidos e três atos infracional.
As operações do mês também foram cruciais na recuperação de bens roubados, com 18 motos e 4 celulares recuperados. Além disso, duas armas de fogo foram retiradas de circulação, contribuindo para a redução da violência na cidade.
A atuação da GCM também incluiu:
– Apoio a outras forças policiais e órgãos municipais.
– Atendimento e acolhimento a vítimas de violência doméstica.
– Encaminhamentos ao Distrito Policial e lavraturas de Termos Circunstanciados.
– Fiscalização de trânsito, controle urbano e combate à poluição sonora.
– Apoio em eventos públicos e manifestações, focando na ordem pública.
Segundo o secretário de Segurança Pública de Taboão da Serra, Luis Ledenis Peniche, “o uso da Base Móvel e o reforço do patrulhamento foram determinantes para ampliar a presença da GCM nos bairros com maior demanda e para o rápido atendimento às ocorrências”.
Os bairros que concentraram o maior número de roubos foram:
– Parque Pinheiros: 14 ocorrências
– Jardim Salete: 10 ocorrências
– Região Central: 9 ocorrências
– Jardim Freitas Júnior: 8 ocorrências
A análise dos dados mostrou que a maioria dos crimes (57%) ocorreu nos fins de semana (sexta a domingo). Em relação aos horários, a manhã (até 12h) concentrou quase 40% dos casos, enquanto o período da noite (entre 18h e 0h) representou quase metade das ocorrências de roubo. “Esse padrão direcionou a atuação estratégica das equipes da GCM”, disse Peniche.
Desempenho das quatro Equipes Operacionais
As quatro equipes de serviço da GCM demonstraram alta performance e resultados que, segundo o secretário Peniche, “reforçam a confiança da população na GCM e demonstram a capacidade técnica dos nossos agentes”.
– Equipe Alfa (30,9% de produtividade): Liderou em flagrantes e recuperação de celulares.
– Equipe Delta (29,1% de produtividade): Destaque absoluto na recuperação de motos.
– Equipe Bravo (23,6% de produtividade): Garantiu importante cobertura territorial com sua presença ostensiva.
– Equipe Charlie (16,4% de produtividade): Responsável por retirar duas armas de circulação e por atuações táticas e precisas demandadas pelo Centro de Operações Integradas (COI).
“A GCM de Taboão da Serra segue com seu trabalho contínuo, utilizando inteligência e recursos operacionais para aumentar a segurança e a tranquilidade dos munícipes”, ressalta Luis Peniche.