Galaxy AI Summit conecta inovação, tecnologia e futuro profissional na UniFECAF em Taboão da Serra
A UniFECAF, instituição referência em ensino superior na região, promoveu na noite desta terça-feira, dia 11, o Galaxy AI Summit, um grande evento em parceria com a Samsung Brasil que reuniu especialistas, professores e estudantes para discutir o impacto da inteligência artificial na educação e no mercado de trabalho. O encontro aconteceu no Campus Conceito, em Taboão da Serra, e contou com mais de mil participantes presenciais.
Com o tema “Conectando a inspiração com a inovação”, o evento trouxe palestras de Renato Citrini, gerente sênior de produto da Samsung, Diego Braga, Head de Carreira da UniFECAF, Martha Gabriel, especialista em tecnologia e comportamento digital, além de participações de Alan Marcon, diretor de tecnologia da UniFECAF, Jonas Naia, coordenador de capacitação da instituição, Samira Fortunato, pró-reitora acadêmica da UniFECAF; Jonathan Hilander, gestor de Inovação da PRODESP e Daniel Orlean, coordenador de Pós-Graduação do centro universitário.
Diego Braga destacou que a presença da Samsung na universidade é resultado de um trabalho consistente da UniFECAF em aproximar seus alunos do mercado real. “É com muito entusiasmo que a gente recebe uma das maiores empresas de tecnologia do mundo aqui dentro. Aqui nós ensinamos o que realmente importa. Não é só acompanhar o mercado — o mercado está aqui, dentro da UniFECAF”, afirmou.
Segundo ele, o encontro reforça a filosofia da instituição de formar profissionais preparados para o futuro: “Hoje, quem não souber usar a inteligência artificial vai ficar para trás. As pessoas não vão perder emprego para quem paga IA, mas para quem sabe usar IA. É por isso que atualizamos nossas matrizes curriculares, capacitamos nossos professores e incluímos o uso dessas ferramentas no dia a dia das aulas.”
A visão da Samsung sobre o futuro
O palestrante Renato Citrini, gerente sênior de produto da Samsung Brasil, destacou a importância da parceria entre o setor empresarial e o educacional. “É fundamental que as empresas estejam próximas das universidades. Essa troca é muito rica e nós entendemos as expectativas e as dores dos estudantes, e eles passam a conhecer como a tecnologia é usada nas empresas. A inteligência artificial já está em tudo, dos nossos celulares às grandes corporações. Quem aprender a usá-la com consciência e estratégia vai se destacar em qualquer área”, disse.
Citrini também reforçou que o uso da IA não se limita à tecnologia da informação e afirmou que “ela está presente em todas as profissões. Seja no direito, na medicina, na engenharia ou na administração, a IA será uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade e permitir que o profissional foque naquilo que o diferencia: sua capacidade humana de criar, analisar e decidir.”
Evento foi um marco
A UniFECAF vem se destacando por implementar a inteligência artificial em suas rotinas acadêmicas, tanto na gestão pedagógica quanto nas práticas de ensino. Segundo Diego Braga, o uso da tecnologia já é uma realidade nas salas de aula da instituição: “Os nossos alunos aprendem a utilizar ferramentas de IA desde o primeiro semestre. É uma experiência prática, que simula o ambiente profissional. Estamos formando pessoas para o agora, não para o futuro distante.”
Para ele a proposta do Galaxy AI Summit é justamente criar pontes entre o conhecimento acadêmico e a inovação tecnológica. “Nosso papel é preparar profissionais que saibam pensar criticamente sobre a tecnologia. A IA é uma revolução que só faz sentido quando usada de forma ética, criativa e humanizada.”
O Galaxy AI Summit reforça a posição da UniFECAF como polo de inovação educacional em Taboão da Serra e na região. O evento atraiu estudantes de diversas áreas e também representantes do setor produtivo, mostrando que o diálogo entre academia e empresas é essencial para o desenvolvimento local.
“Taboão da Serra está se consolidando como um centro de conhecimento e inovação. Trazer um evento dessa dimensão para cá é mostrar que a cidade também participa do debate global sobre tecnologia e futuro do trabalho”, destacou Diego Braga.
Serviço
Campus Conceito UniFECAF – Rod. Régis Bittencourt, 157, Parque Santos Dumont, Taboão da Serra (SP)