18 de abril de 2009
Fonoaudiologia, você sabe o que é?
Por Alexandre Miano
Sou Alexandre, tenho 25 anos, morador do Parque Pinheiros. Estou cursando Fonoaudiologia na USP e gostaria de falar um pouco sobre minha área. E você, sabe o que é Fonoaudiologia?
Sou Alexandre, tenho 25 anos, morador do Parque Pinheiros. Estou cursando Fonoaudiologia na USP e gostaria de falar um pouco sobre minha área. E você, sabe o que é Fonoaudiologia?
– “Fono o quê?”
– “Ah, sei… é negócio de ouvido né?”
– “É pra pessoa falar direito, num é?”
É o que ouço de muitas pessoas quando falo do meu curso na faculdade. Baseando-me no que as pessoas dizem e no que já estudei na faculdade chego à conclusão que a maioria das pessoas não conhece a Fonoaudiologia nem imagina a importância dessa ciência.
Mas afinal o que é a Fonoaudiologia? Segundo o Conselho Federal de Fonoaudiologia ela é “A ciência que tem como objetivo de estudo a Comunicação Humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento e distúrbios nas áreas da voz, audição, linguagem e motricidade orofacial”.
A profissão de fonoaudiólogo foi regulamentada em 9 de dezembro de 1981, mas na prática a profissão já existia há muito tempo. Na década de 60 foram criados os primeiros cursos universitários em Fonoaudiologia. Desde então nossa área veio cada vez mais se desenvolvendo e hoje somos milhares de profissionais no Brasil.
E o que faz o fonoaudiólogo? Como diz muito bem minha professora da faculdade Prof.ª Drª Claudia Regina Furquim de Andrade, professora titular da USP e uma das mais importantes fonoaudiólogas do Brasil, “É errado dizer que faltam empregos para fonoaudiólogos, mas sim faltam políticas públicas para a Fonoaudiologia e para a Saúde no Brasil”. Falar do trabalho desse profissional é bastante complexo, pois a fonoaudiologia vem ampliando cada vez mais seu campo de atuação, como em:
– hospitais e maternidades
– ambulatórios de especialidades
– consultórios e clínicas
– homecare
– asilos e casas de saúde
– unidades básicas de saúde
– meios de comunicação
– empresas
etc, etc, etc !!!!!!
O fonoaudiólogo pode atuar em todos esses locais realizando diagnóstico fonoaudiológico, terapias, atividades de prevenção e de promoção de saúde, encaminhamentos e muito mais. De uma maneira bem resumida as quatro grandes especialidades da Fonoaudiologia são:
– Audiologia: onde se trata de questões que envolvam a audição, como exames audiométricos, teste da orelhinha, programas de saúde auditiva e do trabalhador, trabalho com deficientes auditivos etc;
– Linguagem: aqui são tratadas questões que envolvam a fala e a escrita, como em pacientes com dificuldade em aprender a ler e a escrever, pessoas com atrasos na aquisição de linguagem, dislexia, gagueira etc. O fonoaudiólogo pode também contribuir na realização do planejamento e das práticas pedagógicas em instituições de ensino;
– Voz: nessa especialidade o fonoaudiólogo trata de questões que envolvam a voz do indivíduo e a saúde vocal como em professores, atores, cantores, padres e pastores etc, orientações sobre o uso correto da voz, reabilitação vocal, etc;
– Motricidade Orofacial: essa especialidade trata de todas as questões que envolvam os órgãos fonoarticulatórios, como lábios, bochechas, língua, etc, indivíduos que tem dificuldade de articulação devido acidentes, queimaduras, paralisia facial, pessoas que trocam letras na fala, dificuldade de engolir o alimento, etc.
Meu intuito ao falar sobre a Fonoaudiologia é o de divulgar essa ciência que muitas vezes não tem o devido reconhecimento e sofre preconceitos. A Fonoaudiologia é demais importante, mas se não lutarmos por políticas públicas adequadas a situação da saúde em nosso país ficará cada vez mais catastrófica. Espero em breve poder atuar e contribuir com a melhora dos serviços fonoaudiológicos e do sistema público de saúde em nosso estado e em especial em Taboão da Serra, na expectativa que os governos criem situações favoráveis para a saúde, entendendo que a comunicação humana é fundamental à saúde do indivíduo.
Abraços!
Alexandre Miano
Texto escrito sob orientação da Prof. ª Dr. ª Claudia Regina Furquim de Andrade – Professora Titular e chefe do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.