Fernandes confirma Centro Dia do Idoso em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-
O prefeito Fernando Fernandes assinou o termo de adesão na Secretaria de Desenvolvimento Social para que Taboão da Serra possa receber recursos para a construção do Centro Dia do Idoso. O secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Garcia, e a deputada Analice Fernandes participaram da assinatura, dia 19 de março. O Centro Dia do Idoso faz parte dos programas anunciados pelo governador Geraldo Alckmin, durante a reunião com os prefeitos do Estado de São Paulo, dia 14 de março.
"Vamos agora destinar um terreno e fazer o projeto para construção deste equipamento tão importante para a nossa cidade. A terceira idade passará a ter mais um local para fazer atividades, nas áreas de esporte, lazer e cultura", explicou o prefeito Fernando Fernandes.
Foto: Divulgação
Termo de Adesão foi assinado na Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo
Para a deputada Analice Fernandes, o governo do Estado está fazendo um enorme esforço de gestão para poder colaborar com o desenvolvimento dos municípios. "O governador Geraldo Alckmin entende que o desenvolvimento do Estado, passa pela melhoria da qualidade de vida proporcionada pelas administrações municipais. E o Centro Dia do Idoso melhora sensivelmente a assistência para a terceira idade", afirmou a deputada.
O Secretário de Desenvolvimento Rodrigo Garcia, afirmou que agora a prefeitura deverá encaminhar o projeto, para que o recurso de R$ 500 mil possa ser liberado. "Vamos fazer uma força tarefa para que os convênios sejam assinados o mais breve possível", disse.
Centro Dia do Idoso – O programa acolherá os moradores com idade igual ou superior a 60 anos, que não podem receber cuidados durante o período diurno. A unidade é para idosos em situação de semidependência, que contará com um lugar para acolhimento, proteção e convivência de membros da melhor idade. A prioridade do atendimento é para as famílias que não têm condições de dar atenção ao idoso. Ao longo do período de permanência na casa, os participantes do programa recebem diversos cuidados, começando pela alimentação. Além disso, os medicamentos, enviados pelos familiares, serão ministrados, conforme a orientação médica aos usuários. Os idosos receberão ainda cuidados com higiene pessoal, lazer, cultura e recreação, em atendimento integral e atividades de socialização e educativas.
O Centro Dia faz parte do programa São Paulo Amigo do Idoso, que propõe o envolvimento de toda a população do Estado, em suas diversas faixas etárias e grupos culturais, e une iniciativas de entidades e órgãos públicos e privados na criação de uma comunidade verdadeiramente amiga do idoso. O projeto atende as propostas do governo Geraldo Alckmin, com relação à área de assistência social e, em especial, a essa faixa etária e vem ao encontro da necessidade de serem implantadas políticas públicas voltadas a uma parcela da população que cresce a cada ano.