Ex-vereador e presidente da Câmara Municipal, Orlandino morre aos 77 anos em Taboão da Serra

Faleceu na tarde desta quarta-feira, 14, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Luis Carlos Albuquerque Orlandino, aos 77 anos. Até o fechamento desta matéria, a família não havia confirmado a causa da morte, nem os horários e locais do velório e sepultamento.
Orlandino deixa a esposa, Olga, duas filhas, Soraya e Sara, o filho Sérgio, além de netos.
Figura emblemática da política taboanense por mais de duas décadas, Orlandino foi decisivo em momentos importantes da história da cidade. Sua atuação nos bastidores era amplamente reconhecida — elogiada por aliados e temida por adversários.
Foi eleito vereador por dois mandatos: de 1976 a 1981 e de 1992 a 1996. Durante seu segundo mandato, presidiu a Câmara Municipal entre 1995 e 1996, sendo responsável por conduzir os trabalhos legislativos e representar o Poder Legislativo em diversas ocasiões oficiais.
Outra característica marcante de Orlandino era sua ligação com a história política de Taboão da Serra. Em várias entrevistas, afirmava ter conhecido todos os prefeitos da cidade e participado de todas as eleições. Na mais recente, em 2024, apoiou a campanha do então prefeito Aprígio, derrotado na disputa.
Durante anos ele foi comerciante e empresário na região do Pirajuçara, onde teve uma loja de material de construção.
Repercussão
O ex-vereador Olívio Nóbrega, amigo pessoal de Orlandino, lamentou sua morte. “Recebi com tristeza a notícia da morte de Orlandino. Foi ele quem me convidou, em 1987, para ser candidato a vereador. Posso dizer que ele foi um dos responsáveis pelo meu início na vida política. O tempo não apaga as marcas que as pessoas deixam em nós, nem a morte. Ele será lembrado por sua força, resiliência e alegria. Que Deus conforte a família neste momento”, declarou.
Em Instantes, novas informações