Estudantes de Taboão da Serra e região já podem solicitar Passe Escolar; saiba mais
Benefício para alunos e professores agora é avaliado pela ARTESP e deve ser solicitado on-line
Artesp passa a aprovar pedidos de passe para professores e estudantes em Taboão da Serra e região
Com a volta às aulas, estudantes e professores de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista já podem solicitar ou renovar o Passe Escolar Metropolitano. A análise e a aprovação dos pedidos de passe livre e meia tarifa para ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) passam a ser feitas pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP).
A mudança é resultado da reorganização da gestão do transporte intermunicipal metropolitano. A partir de agora, cabe à ARTESP avaliar a concessão do benefício, que garante desconto ou gratuidade no deslocamento de alunos e docentes regularmente vinculados a instituições de ensino.
A solicitação ou renovação do Passe Escolar Metropolitano deve ser realizada exclusivamente de forma on-line, por meio do formulário disponível no site oficial da Agência. Para que o pedido seja analisado, é indispensável a participação das instituições de ensino, responsáveis por orientar alunos e professores, cadastrar os beneficiários e assegurar a veracidade das informações enviadas. Após a aprovação, as escolas também devem receber e distribuir as carteiras do passe aos usuários contemplados.
Os procedimentos após a liberação do benefício variam conforme a situação do usuário em relação ao Cartão TOP. Quem ainda não possui o cartão deve solicitar a emissão. Já os usuários que já utilizam o Cartão TOP precisam realizar a validação para que o passe livre ou a meia tarifa sejam reconhecidos no sistema. Nos casos de meia tarifa, é necessária a recarga para utilização do benefício, com atenção à obrigatoriedade de validação quando o crédito for feito por aplicativo.
Durante o acompanhamento do pedido, o usuário poderá ser direcionado a páginas internas com sistemas integrados que ainda operam sob o domínio da EMTU, de forma segura, como parte da operação do transporte metropolitano.
O Passe Escolar Metropolitano é válido exclusivamente para viagens em ônibus intermunicipais da RMSP. As regras, critérios de elegibilidade e demais condições seguem a legislação vigente e podem ser consultadas nos canais oficiais da ARTESP.