º
Sexta-Feira,
04 de Julho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco


                                   
25 de março de 2011

Estação Butantã do Metrô será inaugurada na segunda-feira

 

Com a entrada em funcionamento da estação Butantã, na segunda-feira, dia 28, inicialmente das 8h às 15 horas, de segunda a sexta-feira, incluindo feriados, a Linha 4-Amarela (com extensão de 12,8 km entre o pátio de manutenção em Vila Sônia e a estação Luz) irá operar comercialmente o trecho entre as estações Butantã, Faria Lima e Paulista, de 5,2 km. Com isso, a rede do Metrô de São Paulo será ampliada de 69 km para 70,6 quilômetros de extensão, com 61 estações em operação.

Assim, quem cruza diariamente o rio Pinheiros poderá atingir a avenida Paulista e a Linha 2-Verde do Metrô na estação Consolação em apenas sete minutos pela Linha 4-Amarela, passando sob o rio Pinheiros e também pela estação Pinheiros, que está em fase final de testes. A expectativa é que as pessoas ganhem cerca de 23 minutos em seus deslocamentos entre as avenidas Vital Brasil e Paulista, evitando o trânsito sobrecarregado dos corredores das avenidas Vital Brasil, Rebouças e Eusébio Matoso. (Esse tempo de viagem é calculado pela CET-Companhia de Engenharia de Tráfego com base na velocidade média do trânsito nos horários de pico, que é de 17km/h).

Foto: Milton Michida | Divulgação

Novos trens do Metrô estão em operação na Linha 4

Anexo à estação Butantã, vai funcionar um terminal urbano de ônibus, projetado para atender linhas de ônibus municipais e intermunicipais.  Inovações tecnológicas Os trens da Linha 4-Amarela são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária.  A maior novidade é a tecnologia “driverless”, que permite a operação dos trens sem condutor, usando um sistema informatizado.

Com a operação automática, as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade, possibilitando mais agilidade à operação dos trens e muita segurança. Também oferecem muito conforto para os uauários, com ar-condicionado, passagem livre entre carros (salão contínuo), baixo nível de ruído e permitem a comunicação direta com o centro de controle.

As estações da Linha 4-Amarela são dotadas de portas de plataforma, separando a plataforma das vias dos trens. Essas portas se abrem simultaneamente com as do trem, que estaciona no ponto exato das entradas e saídas dos usuários. Já instalado nas novas estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde, e nas estações Faria Lima e Paulista, da Linha 4-Amarela, esse sistema contribui de maneira expressiva para a segurança do usuário e a redução de interferências na circulação dos trens, com as quedas de objetos nas vias. As escadas rolantes são do tipo “inteligentes”: definem automaticamente sua velocidade em função da presença de usuários nos seus degraus.

Linha integradora

A Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) é uma linha integradora porque terá conexão com as principais linhas do sistema metroferroviário da Capital. Ao longo da sua extensão, a nova linha metroviária, que já faz integração física com a Linha 2-Verde, na estação Paulista, terá integração, até o final deste ano, também com a Linha 3-Vermelha, na estação República, e com a Linha 1-Azul, na estação Luz.

Ainda na estação Luz, fará também interligação com as linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e 11-Coral (Expresso Leste) da CPTM. E, na estação Pinheiros, com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú), que está conectada com a Linha 5-Lilás do Metrô, na estação Santo Amaro, com transferência gratuita.

Com extensão total de 12,8 quilômetros e 11 estações, a Linha 4-Amarela está sendo implantada em duas etapas: a primeira inclui seis estações:  Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, além da operação do pátio de manutenção Vila Sônia. A demanda prevista para a primeira etapa (Butantã – Luz) é de 700 mil passageiros/dia.

Na segunda etapa, prevista para 2013/14, serão entregues as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com a conclusão desta fase, a demanda da Linha 4-Amarela é estimada em 970 mil passageiros/dia.

Existe a previsão da terceira fase ser implantada, onde a linha amarela será expandida até Taboão da Serra, mas não existe previsão para que isso aconteça.

Notícias Relacionadas
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6