Escavações do Metrô até Taboão da Serra começam em novembro, afirma Eduardo Nóbrega

O deputado estadual Eduardo Nóbrega esteve nesta quarta-feira, dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde recebeu do governador Tarcísio de Freitas a confirmação oficial de que as escavações para a expansão da Linha 4-Amarela do Metrô até Taboão da Serra terão início em novembro.
“Depois de mais de 20 anos de espera, o sonho de Taboão da Serra começa a se tornar realidade. O aditivo já foi assinado, a obra está contratada e agora em novembro teremos o início das escavações. É um marco que vai transformar a vida da nossa população”, afirmou Nóbrega.
A obra prevê 3,3 quilômetros de túneis, além da construção de duas novas estações — Chácara do Jockey e Taboão da Serra. O investimento é estimado em R$ 4 bilhões. Segundo o projeto, a escavação será feita pelo método NATM (New Austrian Tunneling Method), que avança em etapas e garante maior eficiência e segurança.
Para garantir a fluidez com a ampliação, a frota será reforçada com seis novos trens fabricados pela CRRC. Essa medida é importante para manter o intervalo médio de apenas dois minutos entre as composições. Os passageiros poderão fazer o trajeto entre as estações Luz e Taboão da Serra em um tempo estimado de apenas 26 minutos.
Conquista
Eduardo Nóbrega destacou que a chegada do metrô coloca Taboão da Serra em posição de destaque no cenário regional. “Taboão será a primeira cidade da região metropolitana, depois da capital, a receber metrô. Isso vai significar menos tempo no trânsito, mais tempo em família e mais desenvolvimento para nossa cidade e região”, ressaltou.
O deputado também fez questão de reforçar o papel do governador no processo. “O governador Tarcísio tem feito investimentos bilionários na nossa região, algo inédito nas últimas duas décadas. Eu digo sempre na Assembleia e repito hoje: sou tarcisista e estarei ao lado dele em todas as conquistas para o nosso povo”, declarou.
A Estação Taboão da Serra, a primeira que será entregue fora da capital, contará com dois acessos, plataformas de 132 metros, dois elevadores e seis escadas rolantes. O destaque fica para o terminal rodoviário, projetado para 22 veículos, a ciclovia conectada ao Córrego Poá e o bicicletário. Neste ponto, a escavação pode chegar a 25 metros de profundidade.