º
Segunda-Feira,
16 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
7 de janeiro de 2021

Enem dá acesso ao Ensino Superior e abre portas para estudantes vislumbrarem oportunidades profissionais

Marcello Casal Jr | Agência Brasil

As mudanças nas conexões entre educação, formação e emprego estão bem diferentes em relação ao século anterior, contudo, o mercado ainda exige cada vez mais competências dos profissionais e o ensino superior é uma das portas para as oportunidades de trabalho. O conhecimento especializado de uma graduação continua sendo um diferencial, seja para o mercado, quanto para o futuro profissional, que poderá conhecer um leque de profissões ou até mesmo criá-las quando entra em uma faculdade.



Para quem se distanciou do mercado, existe sempre a possibilidade do recomeço, de se pensar em uma nova carreira ou mesmo retomar a que já tinha iniciado. Hoje as faculdades auxiliam muito nesse processo de recolocação, com cursos livres, orientação profissional, e mesmo com vagas de estágios.

Para Paulo Bertelli, diretor da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, o ENEM tem ajudado muitas pessoas a começar uma faculdade, já que a seleção do Exame Nacional do Ensino Médio permite ingressar em universidades públicas e privadas, estudar no exterior e participar de programas de financiamentos estudantis. Assim, os estudantes brasileiros têm a oportunidade de cursar uma graduação e podem vislumbrar novos horizontes.

O diretor explica que o Exame é importante porque, além de avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Médio, beneficia aqueles que se mostram bem capacitados, já que os vestibulandos podem iniciar sua graduação por meio de três programas principais: o SISU (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona novos alunos para as universidades públicas; o PROUNI (Programa Universidade para Todos), que distribui bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas; e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que financia os cursos para pagamento a longo prazo em universidades privadas.

“Todos exigem a participação no ENEM, e a conquista de mais de 450 pontos nas provas objetivas e mais que zero na redação”, esclarece. “Desta forma, o Exame abre uma possibilidade para quem não tem como pagar uma faculdade, já que a principal vantagem é que a bolsa pode ser tanto parcial quanto integral”, finaliza Bertelli.

Paulo Bertelli – diretor da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra



2021Anhanguera Taboão da SerraEducaçãoEnemFiesPaulo BertelliProUniSisuTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Segurança

    Adolescentes são apreendidos em Taboão da Serra após furtarem duas motocicletas, mas liberados após BO
  • Serviço

    Prefeitura de Taboão da Serra altera expediente em feriado de Corpus Christi
  • Aulas Olímpicas

    Escolas de Taboão da Serra, Embu das Artes e região vão ter aulas de matemática aos sábados
  • Imposto

    Começa nesta segunda (16) o programa de anistia de IPTU com até 100% de desconto em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6