Encontro “Raízes para o Futuro” capacita educadores em Taboão da Serra

Encontro de Educadores capacitou mais de 2 mil profissionais da Secretaria de Educação de Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A Secretaria de Educação de Taboão da Serra realizou, em 24 e 25 de julho, o Encontro de Educadores “Raízes para o Futuro”. O evento, que contou com o apoio da UniFECAF e da Planneta Educação, teve como objetivo capacitar os profissionais da área antes do retorno às aulas do segundo semestre.
Mais de 2 mil profissionais da rede municipal participaram da formação continuada, incluindo professores, auxiliares de classe, auxiliares de desenvolvimento infantil, assistentes de desenvolvimento escolar, oficineiros, agentes de apoio, supervisores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.
O secretário de Educação, Luciano Corrêa, destacou a importância da iniciativa: “Nosso objetivo na volta às aulas é trazer formação para os nossos educadores para que eles possam voltar naquele pique total para o segundo semestre, além de aproveitarem os conteúdos disponibilizados aqui não só em sala de aula, mas também para a vida, repensando as práticas e fortalecendo os saberes”.
O Departamento de Formação da Seduc promoveu palestras, rodas de conversa e oficinas, com o intuito de incentivar a construção de um futuro mais justo, criativo e humano, com o educador como protagonista da mudança. A abertura do encontro foi marcada por apresentações de dança de oficineiros das dez escolas de tempo integral do município.
A programação incluiu palestras gerais e mais de 20 oficinas e rodas de conversa simultâneas. Entre os palestrantes, Ilan Brenman, autor de literatura infantil, abordou o tema “Como formar leitores numa era digital?”. A Dra. Thais Faria Coelho, doutora em Neurociência Educacional e Forense, ministrou uma palestra sobre Neurociência da Educação.
As oficinas e rodas de conversa cobriram diversos temas, como saúde mental, danças circulares, educação inclusiva, matemática, contação de história, questões étnico-raciais, metodologias ativas e educação climática.
Ao finalizar, o secretário Luciano Corrêa agradeceu o apoio: “Agradeço imensamente o apoio do prefeito Engenheiro Daniel para a realização deste encontro e também de cada um dos profissionais da nossa rede, sem os quais nada disso seria possível. A formação continuada é um compromisso da nossa gestão com a valorização dos educadores e com a qualidade do ensino nas nossas escolas. Investir no desenvolvimento dos nossos profissionais é garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação cada vez melhor, profunda e ainda mais transformadora.”