º
Sábado,
02 de Agosto de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
3 de janeiro de 2011

Empresas de ônibus exigem filmagem de RG de idosos

 

Uma medida tomada pela empresas Pirajuçara e Fervima, responsáveis pelas linhas circulares de Taboão da Serra, tem causado indignação e revolta. Os idosos que não possuem a carteirinha de ônibus emitida pela secretaria estadual de transportes estão sendo obrigados a mostrar o RG para as câmeras de vigilância que estão sendo utilizadas na maioria dos veículos.
O Portal O Taboanense recebeu a denúncia de moradores que estavam indignados com a situação. O idoso que possui a carteirinha entra pela porta da frente do coletivo, já o idoso que não possui, é obrigado a entrar pela porta traseira, atravessar todo o corredor, muitas vezes lotado, e mostrar o RG para que a câmera de vigilância filme a idade do usuário.

Foto: Eduardo Toledo | Arquivo do Portal O Taboanense

Idosos reclamam de medida imposta pelas empresas Pirajuçara e Fervima

“Eu tenho 75 anos, acho humilhante ter que ir até a frente do ônibus mostrar meu documento para a câmera. Outro dia eu estava com muita dor nas minhas pernas e não fui até a frente, o motorista fez um escândalo, me disse um monte de desaforos, foi um horror”, disse dona Brasilina Xavier.
A dificuldade começa no momento do embarque, nem sempre os motoristas param quando avistam um idoso sozinho no ponto de ônibus. O desrespeito continua assim que o passageiro entra, muitos motoristas não se importam com a segurança do idoso, que muitas vezes tem dificuldade para se locomover, os condutores simplesmente dão partida e seguem viagem.

De acordo com os motoristas, “são ordens da empresa pedir que os idosos mostrem o RG para as câmeras”, caso contrário, informou um motorista que pediu para não ser identificado “somos chamados a atenção e até punidos”.

Seguir ordens é bem diferente de desrespeitar como muitos fazem. Segundo o gerente operacional da viação Pirajuçara, Rogério Dardengo, essa é uma ação permitida, uma vez que o idoso tem o benefício da carteirinha de gratuidade, o Cartão Sênior.

“A orientação da empresa é que o idoso entre pela frente, via cartão, essa é uma, aliás, a única forma de controlarmos quantas gratuidades estamos atendendo. O idoso que não tiver o cartão, pode providenciar de forma gratuita. E os que não possui, deve apresentar o documento de identificação diante das câmeras”, disse.

Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira, a empresa de ônibus pode fazer esse tipo de ação. Ainda de acordo com Pereira, todo o idoso que tem direito a gratuidade deveria solicitar seu Cartão.

“O Cartão Bom Sênior facilita a vida do idoso, com isso ele tem a vantagem de escolher onde quer sentar, e não vai ficar restrito aos bancos reservados, além de poder fazer quantas viagens quiser”, falou.

O maior inconveniente para o idoso que mora em Taboão da Serra é que o Cartão BOM Sênior não pode ser tirado na cidade, os locais mais próximos onde eles podem ser atendidos é em Pinheiros e Osasco.

O idoso não é obrigado a tirar o Cartão Bom Sênior, para efeito legal basta apresentar o RG, e caso tenha seus direitos despeitados deve denunciar, entre em contato com a empresa, anote o número do ônibus e horário, ou ligue 118 – disque Trânsito, gratuitamente, inclusive do celular.  

“Se eventualmente o idoso ou a pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida for mal tratado por um motorista ou cobrador, ele deve anotar o número do ônibus e horário, discar 118, direto do celular, que aplicaremos as devidas punições”, concluiu o secretário.

Em Taboão da Serra, de acordo com o Censo 2010, existem quase 6 mil idosos acima de 65 anos, e a lei determina que qualquer pessoas nessa faixa etária tem direito a gratuidade no transporte público, para isso basta apresentar a carteira de identidade ao embarcar.
Serviço
Cartão BOM Sênior
Documentos:
– CPF (original)
– RG (original)
– Comprovante de residência recente no período máximo de 03 meses (original)

Endereços
Pinheiros – Rua Maria Carolina, 745, Pinheiros – São Paulo – SP
Vila Mariana – R. Domingos de Moraes, 1.297, Vila Mariana – São Paulo – SP
Osasco – Av. dos Autonomistas, 500, Top Shop – Loja 13 – Osasco – SP

Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 9h às 16h30
Aos sábados das 9h às 12h.

 
Notícias Relacionadas
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6