Empreendedoras de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra conquistam Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025
Voltado a valorizar a atuação feminina no empreendedorismo brasileiro, etapa São Paulo contabilizou cerca de mil inscrições

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
As empreendedoras Angélica Medeiros, de Taboão da Serra, e Vanderleia Rodrigues, de Itapecerica da Serra, foram premiadas na etapa São Paulo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025. A cerimônia de premiação foi realizada na terça-feira, 26 de agosto, na sede do Sebrae-SP em São Paulo.
Gestora do programa Sebrae Delas no escritório regional de Osasco, Camila Alice Gomes comemora a conquista das empreendedoras atendidas pelo escritório. “Esses prêmios reforçam a força, a resiliência e a capacidade transformadora das mulheres empreendedoras da nossa região. Para nós, do Sebrae Delas, é motivo de orgulho acompanhar essas trajetórias inspiradoras e reafirmar o nosso compromisso em apoiar cada vez mais mulheres na realização de seus sonhos e no fortalecimento de seus negócios”, celebra.
Proprietária de uma empresa especializada em projetos e montagens de sistemas de tratamento de água, Angélica Medeiros conquistou o primeiro lugar na categoria Pequeno Negócios. “Estamos no mercado há 28 anos. Não é fácil chegar até aqui. Quando recebi o convite para participar do prêmio foi fantástico porque é uma maneira de ter uma gratificação por essa jornada de empreender neste país”, conta.
Quando surgiu a ideia de criar a Stella Resinas, a empreendedora precisou lidar com uma série de desafios como a falta de conhecimento na área fiscal, logísticas e crescer em um ramo de atividade predominantemente masculino. Ser reconhecida em uma premiação que busca justamente valorizar e incentivar o empreendedorismo deu ainda mais ânimo para Angélica. “Com esse prêmio veio a sensação de capacidade, de querer criar mais, de projetar sistemas de tratamento de água mais baratos e mais eficientes, minha cabeça ficou a mil depois deste reconhecimento. Significou muito mesmo este prêmio”, diz a empreendedora que complementa que toda equipe da Stella Resinas vibrou junto e estão orgulhosos de fazer parte da empresa.
Atendida pelo escritório regional do Sebrae-SP em Osasco, ela contou com soluções para o suporte a modernização da empresa, além da participação em cursos, encontros que a auxiliaram, entre outras coisas, a otimizar tempo nos processos e gerar economia.
Classificada para a etapa regional da premiação, a empreendedora ressalta que será uma oportunidade para compartilhar sua trajetória e aprender com as experiências de outras mulheres inspiradoras. “Minhas expectativas são altas e, ao mesmo tempo, estou ciente dos desafios. Espero que a premiação não apenas reconheça meu trabalho duro e a dedicação, mas que também sirva como uma plataforma para visibilidade e networking com outras empreendedoras e organizações importantes na nossa região”, conta ela que destaca ainda o interesse em adquirir cada vez mais conhecimento a fim de continuar crescendo e aprimorando seus projetos e iniciativas.
“Independentemente do resultado, participar da fase regional é uma conquista e uma etapa importante na minha jornada empreendedora. Estou pronta para dar o meu melhor e motivada a estimular outras mulheres a expandirem seus sonhos e negócios”, finaliza.
A jornada de reinvenção da produtora rural Vanderleia Rodrigues foi tema do Sebrae Transforma, programa semanal exibido nas redes sociais do Sebrae-SP, que compartilha histórias reais de superação, aprendizado e transformação. Léia, como prefere ser chamada, atuou por 20 anos na área de educação até que precisou repensar sua carreira devido a problemas de saúde. Apostando em sua paixão pela natureza, ela fundou a Eco Uniflora, empresa que atua com paisagismo, jardinagem, arte, sustentabilidade e educação ambiental.
Quando decidiu procurar as soluções do Sebrae-SP, a empreendedora tinha dificuldades em organizar e fazer a gestão de seu negócio. A participação no programa ALI Rural trouxe novos conhecimentos e a ajudou a lidar com as dificuldades que tinha relacionadas à captação de novos clientes e na utilização das redes sociais para potencializar seu negócio. Premiada com o 3º lugar na categoria Produtora Rural, Léia comemora o resultado que celebra o trabalho que desenvolve há mais de 15 anos.
“É uma grande honra e reconhecimento do meu trabalho. Essa premiação é mais um incentivo para continuar inovando e empreendendo. Sou muito grata e tenho orgulho de fazer parte agora dessa comunidade de mulheres empreendedoras do Sebrae-SP. Via na televisão e achava algo tão distante e agora isso está acontecendo comigo”, comemora.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece e valoriza o empreendedorismo feminino em todo o país, destacando mulheres com capacidade de inovação, visão de futuro e estratégia, cujos negócios geram impacto social e econômico em suas regiões. Em 2025, o Estado de São Paulo contabilizou cerca de mil inscrições para a premiação.
Categoria Pequenos Negócios
1º lugar: Angélica Medeiros, Stella Resinas & Equipamentos para tratamento de água, Taboão da Serra (ER Osasco)
2º lugar: Fernanda Pedute, Aludra Cosméticos, Assis (ER Marília)
3º lugar: Maria Helena Silva de Azevedo, Cia do Idoso, São Paulo (ER Capital Centro)
Categoria Produtora Rural
1º lugar: Luciana Pereira, Lúpulo Guarani, de Araraquara (ER Araraquara)
2º lugar: Vania Vieira Delfino, Vânia Horta da terra Guaíra, de Guaíra (ER Barretos)
3º lugar: Vanderleia Rodrigues, da Eco Uniflora, Itapecerica da Serra (ER Osasco)