Embu das Artes irá inaugurar centro de especialidades em saúde
As obras de construção da unidade estão avançadas e a previsão de entrega é para o final de 2010. O prédio, que terá pouco mais de um mil metros quadrados, contará com infraestrutura de 18 consultórios, divididos em especialidades como pediatria, ginecologia e clinico geral. Os pacientes também terão acesso a clínica de ortopedia, cardiologia, otorrino, ultra-sonografia, áudiometria e eletrocardiograma. O custo da obra é de R$ 1.495.401,12.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Obras em Embu das Artes: ampliação de serviços para população
Além de exames e consultas, a unidade será responsável pela cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), que leva atendimento médico na residência de pacientes com doenças crônicas e que não conseguem se locomover até uma unidade de saúde. A equipe profissional será formada por 36 agentes comunitários de saúde, seis enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, seis médicos generalistas mais pediatra e ginecologista.
Hoje a população conta com um número reduzido de atendimento nestas áreas, tendo, na maioria dos casos que recorrer a municípios vizinhos ou hospitais públicos na capital. Com o novo ambulatório, a Secretaria de Saúde espera ampliar a cobertura em até 30% da demanda. Outra aposta do município para ampliar a oferta de atendimento, é a instalação do AME sudoeste, que funcionará em Taboão da Serra e tem previsão de entrega para o próximo ano.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o Ambulatório Valo Verde terá capacidade para atender mais de 20 mil pessoas, numa área de cobertura que abrange seis diferentes bairros, entre eles os mais populosos Valo Verde e Vazame. Embu conta com uma estrutura com Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospital municipal e Pronto Socorro. Os casos de alta complexidade são direcionados para os Hospitais Geral do Pirajuçara (HGP) e de Itapecerica da Serra (HGIS).