Embu das Artes celebra a vida e obra de Olavo Camps com exposição no Mestre Assis
Ex-bancário que expunha na Feira de Artes e levou sua obra a 30 países ganha homenagem póstuma no Centro Cultural Mestre Assis a partir de 3 de outubro

Centro Cultural Mestre Assis de Embu, está localizado no Largo 21 de Abril, 29, Centro
O mês de outubro marca uma homenagem especial a Olavo José Ferraz de Arruda Campos (1934-2020), o Olavo Camps, que completaria 91 anos. Em reconhecimento ao seu legado, o Centro Cultural Mestre Assis do Embu recebe a exposição “Alegria e Amor pela Vida”, um tributo à trajetória do artista.
Com curadoria de Genny Abdelmalack e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a mostra será aberta ao público no dia 3 de outubro, às 18h30, e estará em cartaz até 2 de novembro.
A exposição apresenta a essência do artista por meio de suas pinturas no estilo naïf. As obras, todas executadas sobre madeira reciclável, são vibrantes retratos do Brasil, abordando temas como religião, fauna, flora, folclore, festas populares, lendas, frutas e animais.
Embora nascido em Tietê, interior de São Paulo, em 1934, Olavo Camps construiu sua carreira e consolidou seu nome em Embu das Artes, cidade onde chegou na década de 70. Sua paixão pela arte, no entanto, é antiga: já aos 7 anos, inspirado por um primo pintor, usava panos de prato da mãe, anil e flores para criar, na falta de telas e tintas.
Olavo Camps foi um artista de notável versatilidade. Formado em Contabilidade e ex-bancário, ele transitava do estilo naïf para a cerâmica, tapeçaria e bordados, além de cantar em coral. Sua presença era constante e notória na Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes, onde expunha semanalmente. Foi a partir de sua casa em Embu que ele realizou seu desejo de levar a beleza brasileira para mais de 30 países, participando de bienais, salões e inúmeras exposições internacionais.