Em entrevista exclusiva, médica e enfermeira de Taboão da Serra relatam como salvaram bebê engasgada com leite materno
Agilidade da equipe e conduta técnica foram decisivas para reverter o quadro em minutos

Enfermeira Edna Leonor Pereira (sentada) e a médica Dra. Tania Suárez Ojea, responsáveis por salvar a bebê de 3 dias
Um atendimento rápido e preciso realizado por profissionais da saúde de Taboão da Serra salvou a vida de uma recém-nascida de apenas três dias. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 22, na UBS Parque Pinheiros/CSU, quando uma bebê chegou engasgada com leite materno nos braços do pai, em desespero.
A enfermeira Edna Leonor Pereira e a médica cubana Dra. Tania Suárez Ojea, do programa Mais Médicos, foram as responsáveis pelo atendimento que devolveu a respiração e estabilizou a criança. Em entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense, as duas contaram como a rapidez e o preparo da equipe foram fundamentais para salvar a bebê.
“Eu tinha acabado de pegar o plantão quando o senhor Davison, da recepção, entrou correndo com o pai e o bebê. A menininha estava engasgada com leite materno. Imediatamente comecei a agir, porque não é possível fazer a manobra de Heimlich em um bebê tão pequeno. Fiz tapotagem nas costinhas e tentei retirar o leite que já estava coalhado, mas não houve sucesso. Então aspirei o nariz com a boca, e foi quando o leite voltou e ela puxou o fôlego”, relatou a enfermeira Edna.
Após os primeiros socorros, a bebê foi levada à sala de atendimento, onde a Dra. Tania concluiu as manobras de estabilização. “O bebê foi colocado de bruços e a respiração ainda estava entrecortada. Fizemos mais algumas massagens pelas costas até que voltou a respirar normalmente. Depois avaliamos os sinais vitais: frequência cardíaca, coloração dos lábios, reação das pupilas e respiração. Tudo dentro da normalidade”, contou a médica.
O desfecho foi rápido e positivo. “O bebê saiu daqui bem, os pais ficaram aliviados e nós muito gratas por ter conseguido salvar essa vidinha”, completou Edna, emocionada.