º
Sábado,
02 de Agosto de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
12 de junho de 2018

Eletropaulo otimiza processo de poda de árvores triturando os galhos

O material é destinado, principalmente, para as Prefeituras e o Zoo de São Paulo. Mais de R$ 9 milhões foram investidos em veículos trituradores

Divulgação

Quando galhos de árvores estão encostando na rede elétrica e podem ocasionar a interrupção no fornecimento de energia, a Eletropaulo realiza a poda. E, para aperfeiçoar a última etapa desse ciclo, a Eletropaulo investe R$ 9,6 milhões na aquisição de 28 veículos trituradores para reciclar os resíduos de podas de árvores, como galhos e folhas. Treze deles já foram incorporados à frota e outros 15 equipamentos chegarão no segundo semestre.

Acoplado a um caminhão basculante, o triturador tem a finalidade de otimizar o recolhimento dos galhos resultantes das podas, de modo a executar o serviço com maior agilidade. A capacidade de transporte deste veículo equivale a cerca de 27 vezes o número de viagens necessárias utilizando veículos convencionais e sem triturar. Em 2017, por exemplo, o volume total de resíduos de poda chegou a 6.992 toneladas, ou seja, mais ou menos 580 toneladas por mês.

Após a tritura, a Eletropaulo doa o material para parceiros usarem em compostagens, manutenção de parques e áreas verdes ou como reaproveitamento energético. Um deles, por exemplo, é o Zoológico de São Paulo, que recebe, por semana, cerca de 8 m3 deste material, o equivalente ao tamanho de oito caixas d´água de mil litros, para ser incorporado ao processo da Unidade de Produção de Composto Orgânico (UPCO) existente na instituição, e que gera 9,8 toneladas de adubo orgânico por mês.

A destinação final é a Divisão de Produção Rural, uma fazenda que o Zoo mantém em Araçoiaba da Serra (SP), que produz hortaliças e forrageiras entre outros alimentos para os animais. O adubo gerado também é usado no paisagismo. Outra parte do material triturado é utilizado como substrato dos recintos abertos no Setor de Répteis, tais como jabutis, tartarugas e jacarés.

“Percebemos uma oportunidade para reaproveitamento dos galhos das árvores que podamos. Isso, além de trazer benefício ambiental, também garante que o ciclo das nossas podas seja feito da maneira mais correta possível”, diz Leandro Dias, gerente da Eletropaulo.

EletropauloSão PauloZoo
Notícias Relacionadas
  • Crime

    Furto de cabos de energia elétrica cai 42% no estado de SP; Osasco e Cotia estão entre os municípios mais afetados
  • Transporte

    Depredação de 45 ônibus da Viação Pirajuçara causa prejuízos e prejudica usuários em Taboão da Serra e região
  • Oportunidade

    Senai oferece mais de 6 mil vagas para Jovem Aprendiz em São Paulo no segundo semestre de 2025
  • Transporte

    Pirajuçara amplia frota e retoma operação normal após recesso escolar em Taboão da Serra e Embu nesta quarta
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6