º
Quarta-Feira,
04 de Março de 2026
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
2 de março de 2020

Educação ambiental: conservação dos rios é tema de encontro promovido pela Ibema

Divulgação

Promover a educação ambiental por meio de um importante debate: a conservação dos rios. Este foi o objetivo do primeiro encontro organizado pela Ibema com diferentes representações da comunidade de Embu das Artes – município sede de uma de suas unidades fabris. Na oportunidade, realizada no fim de janeiro, os participantes conheceram as práticas sustentáveis adotadas pela produtora de papelcartão e esclareceram dúvidas sobre o uso da água.

Hoje, o processo de gestão de água da Ibema é monitorado constantemente de acordo com os parâmetros requeridos pelos órgãos ambientais, com análises mensais da qualidade dos efluentes em atendimento a alguns critérios do decreto nº 8.468 artigo 16 – legislação analisada na íntegra semestralmente, junto com as exigências do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

“Na Unidade de Embu, a captação de água proveniente do rio Embu Mirim, é pré-tratada para a utilização no processo de fabricação. A água utilizada na produção retorna para o sistema emissário da SABESP somente após ter sido tratada, ou seja, devolvemos o efluente tratado com uma qualidade superior a água que captamos”, explica a analista de Meio Ambiente Nicole Pervelli Gonçalves.

Intercâmbio de experiências

A dinâmica do encontro, que abordou ainda a política de gestão de resíduos e os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela companhia, consistiu no debate em pequenos grupos, por meio do compartilhamento de experiências positivas e do exemplo de práticas bem-sucedidas para o aproveitamento da água desenvolvidas em outras comunidades.

Os participantes também conheceram outras iniciativas fomentadas na comunidade local, e ainda, idealizaram novas possibilidades para aprimorar o aproveitamento do recurso, além das ações que cada um poderá fazer que alcançar o objetivo de conservação dos rios.

“A síntese do debate servirá de base para as ações realizadas localmente, em parceria com as organizações presentes. Esperamos que este encontro celebre o início de uma maior aproximação com os habitantes da região e possibilite novas agendas, a fim de fomentar novos debates sobre outros temas importantes para o desenvolvimento socioambiental”, explica Clarice Battistelli, coordenadora de Responsabilidade Social da Ibema.

2020CórregoEmbu das ArtesMeio AmbienteRio
Notícias Relacionadas
  • Transporte

    Embu das Artes começa substituição dos cartões do transporte com novos pontos de atendimento
  • Transporte

    Embu das Artes inicia nova fase no transporte coletivo com estreia da Viação Cidade das Artes
  • Esportes e Lazer

    Embu das Artes amplia o Pense + Esportes e leva novas modalidades aos bairros; veja como se inscrever
  • Clima

    Clima ameno marca e sem chuva o fim de semana em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

desenvolvido por

www.flokin.com.br
11 99428-5956
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6