º
Terça-Feira,
17 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
5 de junho de 2017

Eduardo Nóbrega tem contas aprovadas pelo TCE após polêmica

Eduardo Toledo

Na semana passada o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou as contas de 2013 da Câmara Municipal, período que o vereador Eduardo Nóbrega presidiu a casa. Quase três anos após o fim da sua administração, a decisão favorável foi comemorada pelo parlamentar que afirmou que confiava nesse desfecho.

O primeiro julgamento das contas de Nóbrega foi desfavorável a aprovação de suas contas. Após pedir o reexame e mostrar que havia ocorrido um equivoco na análise do número de funcionários de livre provimento, Nóbrega conseguiu reverter a decisão no próprio Tribunal. No campo político, a vitória possibilita que ele seja candidato nas próximas eleições, quando sonha em concorrer a sucessão de Fernando Fernandes.

O Portal O Taboanense conversou com o vereador nesta semana. Durante uma longa entrevista nossa reportagem abordou diversos assuntos e fatos ligados a decisão do TCE e as suas consequências no meio político e nas eleições de 2020.

Como o Sr. viu a decisão do TCE que reverteu a primeira decisão e acabou aprovando suas contas relativas ao ano de 2013?
Fico muito feliz, porque tivemos um enorme cuidado durante os dois anos que presidi a Câmara Municipal. Quando recebi a notícia que minhas contas poderiam ser reprovadas por uma análise equivocada, perdi o chão, é claro. Mas agora o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, ao avaliar as contas de 2013, havia cometido um equivoco em uma questão contábil, julgado irregulares a nossa administração. Tivemos a oportunidade de apresentar os recursos cabíveis, a sentença foi anulada, e o processo foi reiniciado. E apresentamos todos os documentos, rebatendo esse equivoco e as contas foram julgadas favoráveis.

Qual foi esse equivoco que o Sr. se refere?
O que acontece é que quando assumi a presidência da Câmara em 2013, nós tínhamos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que havia sido assinado pela administração anterior, mas quem deveria cumprir, na verdade, era a nova administração, da qual eu era presidente. Em tempo recorde fizemos toda uma reestruturação, cortamos mais de 46 cargos de livre nomeação, e cumprimos o que o presidente anterior havia se comprometido com o Ministério Público.

O que aconteceu é que na legislatura anterior (de 2009 a 2012) apenas um vereador se reelegeu e passada as eleições, o presidente na época acabou mandando embora uma grande quantidade de funcionários livre nomeados. Então os números do dia 31 de dezembro eram uma fotografia que não correspondia com a realidade do que havia sido toda a legislatura. Quando o Tribunal de Contas comparou esses números irreais com os da minha administração, a impressão que se tinha é nossa legislatura tinha aumentado o número de LNs, mas na verdade nós diminuímos, cortamos 46, tanto que no MP o TAC foi arquivado.

O Sr. acredita que essa reformulação da decisão é um prêmio para sua administração?
Nós entramos na história, enfatizo muito minha vice-presidente na época, Joice Silva, meu primeiro secretário, André Egydio e o segundo secretário da mesa, Carlinhos do Leme. Digo isso sem querer parecer ser arrogante, digo isso porque fizemos o que precisava ser feito. Tínhamos a grande oportunidade de, economizando em diversas áreas, construir o prédio próprio da Câmara e foi isso que nós fizemos.
Essa decisão do Tribunal de Contas coroa nossa administração, de todos nós. Porque podemos dividir a história do legislativo entre antes e depois da mesa diretora que fez tudo o que podia para deixar uma marca, um legado para a cidade. E está aí o prédio e tudo mais que conseguimos fazer em dois anos.

Na época da decisão que reprovava suas contas houve uma grande divulgação desse fato, como o Sr. vê isso agora?
Saio muito feliz com essa decisão, porque na época a oposição questionou muito isso, mesmo a decisão não sendo definitiva, usaram politicamente para me atacar, para dizer que eu estava inelegível, que eu tinhas as contas reprovadas. Usaram isso em jornais e mais jornais. Mas poucos veículos de comunicação tiveram a hombridade de dizer agora que a decisão foi positiva para nós. Me atacaram muito com essa conversa, conversa fiada, mentira deslavada e mesmo assim tive 6.033 votos, se não tivesse passado por toda essa exposição negativa, vai saber quantos votos eu teria? Mas agora o que importa é que as contas foram aprovadas.

O Sr. já se colocou como postulante a sucessão do prefeito Fernando Fernandes, com suas contas aprovadas, pelo menos juridicamente sua possível candidatura se sustenta. O Sr. mantém essa vontade de se candidatar em 2020?
Claro que eu tenho esse sonho, é um objetivo meu, acredito que eu esteja preparado para comandar a cidade, adquiri uma boa experiência, venho me preparando para isso. Mas, de verdade? É muito cedo para qualquer afirmação, muitas coisas ainda estão pra acontecer, existem diversas correntes políticas na cidade e temos que manter o diálogo aberto com todas elas, se minha candidatura vingar ela será construída. Muita gente tenta tornar verdade que será candidatura imposta, colocada a força. Isso não existe, o que queremos é apresentar nosso projeto para Taboão da Serra e trazer outras pessoas, lideranças e políticos que acreditem no que nós acreditamos, que queriam caminhar ao nosso lado pelo bem do município.


Câmara Municipal de Taboão da SerraEduardo NóbregaTaboão da SerraTCETribunal de Contas do Estado
Notícias Relacionadas
  • PM

    Polícia Militar captura procurado pela Justiça em barbearia de Taboão da Serra
  • Gastronomia

    Taboão da Serra recebe, pela primeira vez, o Festival do Morango de 19 a 22 de junho, no Parque das Hortênsias
  • Polícia

    DDMs de Taboão da Serra e Embu das Artes elevam nível de atuação para melhorar atendimento às mulheres
  • Educação

    Taboão da Serra: UniFECAF abre inscrições para programa de mentoria com o CEO Marcel Gama
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6