º
Domingo,
06 de Julho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco


                                   
13 de setembro de 2021

Dupla de Embu das Artes canta Pena Branca & Xavantinho no Centro Cultural Mestre Assis

Divulgação

Élcio Dias & Amorim realizarão um show musical com canções do repertório da saudosa dupla Pena Branca & Xavantinho. A apresentação acontecerá no sábado (18/09), às 20h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes), com entrada gratuita. Haverá a disponibilidade de apenas 75 ingressos, que deverão ser retirados no local a partir das 12h do dia do espetáculo.

Serão obrigatórios: aferição de temperatura, uso de máscara e distanciamento social entre as pessoas da plateia para evitar aglomeração. A promoção do evento é da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre o trabalho

Os músicos Élcio Dias & Amorim, cantadores da cidade de Embu das Artes, lançaram pela produtora e gravadora Kuarup o álbum digital Élcio Dias & Amorim cantam Pena Branca & Xavantinho em homenagem aos artistas. Influenciados por clássicos do repertório caipira e ritmos da cultura popular como a congada, o pagode, a Folia de Reis e músicas juninas, eles se juntaram em torno da obra de Pena Branca & Xavantinho, interpretando os grandes sucessos da dupla. O álbum traz 16 músicas e, entre elas, pérolas como O Cio da Terra, Vaca Estrela e Boi Fubá, Cuitelinho e Calix Bento.

A ideia do projeto surgiu em 2003 quando Élcio estudava música na Faculdade Paulista de Artes. Em 2008, o músico apresentou um show na Festa de Santa Cruz de Embu das Artes em homenagem à velha dupla. Na ocasião, Élcio conseguiu conversar algumas vezes com Pena Branca por telefone e aproveitou para pedir autorização para realizar o show. Conversaram sobre músicas e futuras parcerias, mas o tempo passou e infelizmente, em 2010, Pena Branca faleceu e o projeto foi deixado de lado. Mas em 2020, no começo da pandemia da covid-19, passando muito tempo em casa, Élcio decidiu resgatar o antigo sonho, fez uma grande pesquisa sobre a vida dos cantores e voltou a ouvir as canções e se inspirar em escrever o projeto.

Por quatro meses os músicos Élcio Dias & Amorim permaneceram isolados em Embu das Artes se protegendo da pandemia. Ambos se comunicavam apenas por telefone ou vídeo conferência para pesquisar, criar e fazer a escolha do repertório até que, no mês de julho de 2020, decidiram entrar em estúdio para gravar o álbum.

Élcio Dias gravou violão em todas as faixas e Amorim gravou a viola, tendo a participação especial da cantora Elisa Dias na faixa Viola Quebrada e do grupo folclórico Folia de Reis do Lajedão na faixa Reisado. Élcio Dias & Amorim fizeram as releituras das músicas e se preocuparam em manter viva a essência, a pureza, a verdade e a tonalidade, que é uma característica única e marcante da dupla Pena Branca & Xavantinho.

A dupla carrega uma grande militância cultural. Pare eles, preservar a cultura significa manter os bens artísticos do País construídos por gerações e é o registro da evolução do povo. “Um povo sem memória é um povo sem alma e Pena Branca & Xavantinho, de alguma forma, exercitaram um papel muito importante ao mostrar ao povo que ele não pode e não deve perder nunca as suas raízes que o prendem ao mais profundo de si mesmo”, afirmam.

Serviço
Show: Élcio Dias & Amorim cantam Pena Branca & Xavantinho
Quando: Sábado, 18/09, a partir das 20h
Onde: Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes
Ingresso: Entrada gratuita – disponibilidade de 75 ingressos a serem retirados no local a partir das 12h do dia do espetáculo.
Obrigatórios: aferição de tempertura, uso de máscara e distanciamento social

Repertório: 1. VIOLA MALVADA / CUITELINHO (Autoria: Renato Teixeira / Paulo Vanzolini / Antonio Xandó); 2. O CIO DA TERRA (Autoria: Milton Nascimento / Chico Buarque); 3. O GRANDE SERTÃO (Autoria: Xavantinho); 4. VACA ESTRELA E BOI FUBÁ (Autoria: Patativa do Assaré); 5. RESTINGA / SERTÃO E VIOLA (Autoria: João Carvalho / Xavantinho); 6. ENCONTRO DE BANDEIRAS (Autoria: Xavantinho / Tavinho Moura); 7. VIOLA QUEBRADA (Autoria: Mario de Andrade); 8. E A MATA GEMEU (Autoria: Maria Chiquinha / Xavantinho); 9. FABULAS DE CARREIRO (Autoria: Moniz); 10. EU, A VIOLA E DEUS (Autoria: Rolando Boldrin); 11. CANTIGA (CAICÓ) (Autoria: Villa-Lobos / Teca Calazans / Milton Nascimento); 12. SANTOS REIS (REISADO) (Autoria: Teddy Vieira); 13. BEIRA MAR (Autoria: Frei Chico / Adaptação: Élcio Dias); 14. CANTO DO POVO DE UM LUGAR (Autoria: Caetano Veloso); 15. CANTIGA DO ARCO-ÍRIS (Autoria: Xavantinho / Moniz) e 16. CÁLIX BENTO (Autoria: Tavinho Moura).

2021Centro Cultural Mestre Assis do EmbuCulturaÉlcio Dias & AmorimEmbu das ArtesPena Branca & Xavantinho
Notícias Relacionadas
  • Previsão do Tempo

    Fim de semana frio: mínimas ficam próximas aos 9ºC em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica
  • Segurança

    Polícia intensifica operações contra ataques a ônibus em SP, Taboão da Serra e região
  • Educação

    Bolsas de estudo 100% gratuitas são oferecidas pelo Senac Taboão da Serra em cursos técnicos e livres
  • Economia

    Taboão da Serra e região: Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6