Diretor da Escola do Legislativo de Taboão da Serra assume vice-presidência da APEL

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Adalberto de Carvalho Graciano assumiu no dia 8 de maio a vice-presidência da Associação Paulista das Escolas do Legislativo e de Contas (APEL). A cerimônia de posse foi realizada durante o 15º Encontro da entidade, sediado na Câmara Municipal de Monte Mor.
A APEL é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega escolas de governo, centros de treinamento, institutos de estudos e pesquisa vinculados ao Poder Legislativo nos níveis estadual e municipal, bem como escolas dos Tribunais de Contas do Estado de São Paulo.
O evento contou com a presença de 98 participantes, representantes de 26 escolas legislativas de diversos municípios paulistas, além de autoridades políticas, cinco presidentes de Câmaras Municipais, como o anfitrião, o vereador Beto Carvalho e o prefeito de Monte Mor, Murilo Rinaldo. Também prestigiaram o encontro representantes de instituições de ensino e do setor privado.
Durante a programação foram promovidas atividades voltadas ao fortalecimento da educação legislativa como mesa-redonda sobre comunicação pública e apresentações de experiências desenvolvidas pelas escolas legislativas no estado.
Servidor efetivo da Câmara Municipal de Taboão da Serra desde o ano 2000, Adalberto Graciano atua na Escola do Legislativo desde 2017. É graduado em Pedagogia e História, com especializações em Assessoria Parlamentar e Capacitação Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e em Governo e Poder Legislativo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Também integra o Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).
Segundo Adalberto Graciano, “a APEL é muito importante para oferecer às escolas do legislativo apoio às suas atividades e incentivar a criação de novas escolas”, diz.
Ao lado da nova presidente da APEL, Nely Monteiro Castanheira (Escola do Legislativo de Campinas), o diretor taboanense assume a missão de contribuir com o fortalecimento e a expansão das Escolas do Legislativo no estado de São Paulo.
Entre os objetivos da nova diretoria para o biênio estão o mapeamento e atualização do banco de dados das escolas legislativas paulistas, o estímulo à filiação das escolas à ABEL, o apoio à criação de novas unidades formativas, a definição clara dos papéis institucionais dos membros e a articulação com diretorias regionais.
Nova Diretoria da APEL – Biênio 2025–2027
Conselho Diretor
Presidente: Nely Monteiro Castanheira (Câmara de Campinas)
Vice-Presidente: Adalberto de Carvalho Graciano (Câmara de Taboão da Serra)
Secretário: Marcelo Damasceno (Câmara de Itapevi)
Subsecretário: Jocelene Cardoso (Câmara de Hortolândia)
Tesoureiro: Márcio Ramos (Câmara de Monte Mor)
Vice-Tesoureiro: Edgard Pinheiro Lucindo (Câmara de Mairiporã)
Conselho Fiscal – Titulares
Eliezer Ribeiro da Costa (Instituto do Legislativo Paulista – ILP)
Glauce de Oliveira Alves (Câmara de Barueri)
Victor de Souza Goes (Câmara de Itatiba)
Conselho Fiscal – Suplentes
Fabiana Barbosa Brigido (Câmara de Guarulhos)
Heloise Geroldo (Câmara de Dumont)
Rafael Kocian (Câmara de São José do Rio Pardo)
Conselho Consultivo
Jadson Nunes
Michel Carvalho
Roberto Delphino Júnior
Roberto Eduardo Lamari
Vinicios Felizatti Franzoni