De Embu das Artes para Itália: atletas do projeto Guerreiros de Gideão conquistam ouro no europeu kids de Jiu Jitsu

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Quatro atletas do projeto social Guerreiros de Gideão, de Embu das Artes, brilharam no European Kids IBJJF Championship 2025, realizado em Roma, na Itália, nos dias 17 e 18 de maio. A competição foi palco de uma performance espetacular para os jovens embuenses que enfrentando uma competição de alto nível em um dos maiores torneios de Jiu-Jitsu Kids do mundo, conquistaram quatro medalhas de ouro.
Leonardo Arimatea, Ryan Nóbrega da Silva, Wendel Wilson Viana e Gustavo Mesquita, Agora, conquistaram uma posição de destaque no ranking mundial.
A jornada desses campeões é ainda mais notável por se tratar de um projeto social sem patrocínio governamental ou privado. Para cobrir os custos da viagem dos atletas, responsáveis e familiares organizaram rifas para arrecadar o dinheiro. Os dois professores, Team Silvano Silva e professor Paulo Matos, que acompanharam a delegação bancaram suas próprias despesas.
Para o idealizador do projeto, Team Silvano Silva, essa iniciativa faz uma diferença imensa na vida das crianças, que, com dedicação e muito treino, conseguiram atravessar o Atlântico e brilhar no cenário internacional.
“Foram quatro crianças e quatro medalhas de ouro. Esse campeonato tem uma relevância muito grande porque é um dos quatro maiores campeonatos de jiu-jitsu do mundo… então a gente está ranking bem bacana, mas acho que isso não importa muito, mais do que o resultado, quero destacar o desempenho das crianças. Tivemos dois meses para nos preparar para a competição. Foi um campeonato muito difícil porque nós não temos patrocínio, não temos apoio”, disse Silvano.
Team Silvano Silva, ainda destaca a importância no projeto na vida dessas crianças. “No nosso projeto graças a Deus tem muitas crianças com potencial de competir internacionalmente… O objetivo do projeto é transformar vidas através do esporte. Acho que o jiu-jitsu, eu sempre falei, que é uma ferramenta de inclusão social. E, além disso, a gente está formando grandes campeões”.
“Agradeço a Deus por realizar o sonho dessas crianças, tão especial, tão importante na carreira deles. São crianças novas, onde já adquiriram uma experiência internacional. Vai ficar marcada na vida deles, como atleta e como pessoa. Queria agradecer a todos os pais que confiaram no nosso trabalho, que confiaram seus filhos sob a minha responsabilidade… Louvo a Deus por essa confiança que foi depositada na gente, e graças a Deus o resultado foi satisfatório. Agradeço minha equipe Fratres, ao meu professor Daniel Afini e esposa a Damares Afini que nos ajuda muito, nos orienta e apoia”, declarou Silvano Silva.